*Da Redação Dia a Dia Notícia
Sem conseguir se eleger no pleito de 2022, o ex-deputado Pauderney Avelino (União) foi convidado pelo governador Wilson Lima (União) para comandar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti). Esta é a segunda vez que Pauderney será secretário da gestão do governador reeleito. O presidente do União Brasil do Amazonas foi representante do estado em São Paulo por quase todo o ano de 2019.
A secretaria estava desde o fim de dezembro sem titular. O deputado estadual Ângelus Figueira deixou o comando da Sedecti para cuidar de sua saúde.
A nomeação de Pauderney deve ser publicada na edição desta quarta-feira (18/1) do Diário Oficial do Estado do Amazonas. A data da posse não foi confirmada oficialmente, mas o dia 20 de janeiro (sexta-feira) é ventilado nos bastidores.
Com Pauderney à frente, a Sedecti deverá focar em questões voltadas para a Zona Franca de Manaus. Interlocutores de Wilson Lima destacaram a experiência política e capacidade de diálogo do ex-deputado, além de seu conhecimento do setor industrial amazonense. A nomeação vem em um momento de impasse para a ZFM, com a possibilidade do IPI ser eliminado pelo governo federal, conforme falas dos ministros Fernando Haddad (PT) e Geraldo Alckmin (PSB).