*Da Redação Dia a Dia Notícia
O desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Jorge Lins, determinou a suspensão das investigações contra o ex-vice-governador Henrique Oliveira (Podemos), sua esposa Adriana Mendonça (Pros) e o empresário Antônio Lima Júnior por suposta prática de “caixa dois” durante a campanha eleitoral de 2022. Os três foram alvos da operação Amor Fantasma, deflagrada pela Polícia Federal em novembro do ano passado.
O magistrado afirma que o mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça não relatou os motivos da diligência, como estabelecido pelo Código de Processo Penal. Outra razão citada por Lins é a falta de acesso dos advogados de defesa ao parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), que deu aval para a operação, violando a ampla defesa e a garantia do contraditório.
Jorge Lins determinou ainda a “paralisação dos acessos aos documentos ou materiais apreendidos e dos serviços de degravação em computadores, aparelhos de telefonia, servidores, documentos físicos e eletrônicos e quaisquer outros meios que constem o nome” de Adriana Mendonça.