*Da Redação Dia a Dia Notícia
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é oficialmente empossado como presidente da República neste domingo (1º) no Congresso Nacional. Este é o terceiro mandato assumido pelo petista no Palácio do Planalto. No plenário, Lula e Alckmin assinaram os termos de posse e foram declarados, oficialmente, presidente e vice-presidente da República.
“Prometo defender a Constituição, observar as leis, sustentar a União, a integridade e a independência do Brasil”, afirmou o novo presidente da República.
O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, conduziu a cerimônia formal. Antes de iniciar a cerimônia, o político quebrou o protocolo e pediu uma homenagem sob aplausos e um minuto de silêncio para Pelé e para o papa emérito Bento XVI, ambos falecidos nos últimos dias.
Após a execução do Hino Nacional, Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin cumpriram o rito de juramento em que assumem os compromissos constitucionais como chefes do Executivo. Rodrigo Pacheco, então, declarou Lula empossado presidente, oficializando o início do terceiro mandato do petista.