*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) seguiu o entendimento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e aprovou as contas do governo Wilson Lima (União) referentes a 2019, 2020 e 2021. O projeto de decreto legislativo que julgou as contas do governador na casa foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos.
O presidente da comissão, deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade), afirmou que a comissão “acompanhou o parecer do TCE, afinal o governador não é um ordenador de despesas. O Tribunal analisa as questões legais, constitucionais e repasses financeiros. O julgamento corre de forma macro”.
O único deputado a votar contra a aprovação das contas foi Wilker Barreto (Cidadania), ferrenho opositor de Wilson Lima e partidário do ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania). Wilker ainda tentou interromper o julgamento com pedido de vistas, mas só teve apoio de outros dois parlamentares.
Com a aprovação no julgamento político da Aleam, o processo de análise das contas do governo estadual se encerra com vitória de Wilson Lima.