Search
booked.net
Search
Close this search box.

Wilson Lima demite secretárias e servidores investigados por fraude na compra de respiradores

O Diário Oficial do Estado (DOE) do Amazonas publicou, em edição especial nesta segunda-feira (06), a exoneração de secretárias e servidores do Governo, suspeitos de envolvimento na compra superfaturada de R$ 2,48 milhões em respiradores, para combate à Covid-19 no Estado. Os exonerados foram: a secretária de Saúde, Simone Papaiz; a secretária de Comunicação Social (Secom), Daniela Assayag; o procurador-chefe da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), João Paulo Marques; e a gerente de compras da Susam, Alcineide Figueiredo Pinheiro.

Na última sexta-feira (03), parlamentares da CPI da Saúde decidiram exigir a demissão de Simone Papaiz, presa provisoriamente pela Polícia Federal, e de Daniela Assayag, cujo marido é apontado como sócio e proprietário da Sonoar, empresa que forneceu os respiradores.

Nos bastidores, aponta-se que Bruce Cardoso, atual secretário-executivo de mídias sociais do Governo, possa ser o novo titular da pasta. A secretária-executiva da Secom, Cristiane Mota, e o secretário-executivo da Susam, Marcellus Campelo, assumem interinamente as respectivas pastas.

No DOE, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), determinou, ainda, a suspensão dos pagamentos destinados a aquisições de materiais, equipamentos e prestação de serviços relacionados ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 no âmbito da Susam. Também está suspensa a celebração de novos contratos e de aditivos com a mesma finalidade.

Conforme o decreto, os pagamentos só serão efetivados após parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM). A Susam, com o auxílio da PGE-AM, vai realizar a revisão e/ou rescisão dos termos de contrato referentes à prestação de serviços, aquisições de medicamentos e materiais médico-hospitalares para combate à pandemia de Covid-19. O objetivo é verificar a necessidade dos objetos contratuais tendo em vista os novos dados epidemiológicos da doença.

*Com informações da assessoria

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.