Search
booked.net
Search
Close this search box.

Plano ambiental de Lula pode incluir ‘Big Brother’ em rios da Amazônia

Lula em visita à Amazônia. Foto: Ricardo Stuckert

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

O grupo de trabalho responsável pela área de meio ambiente na equipe de transição do futuro governo Luiz Inácio Lula da Silva propôs implementar um sistema de câmeras em pontos-chave de rios da Amazônia para fiscalizar barcos suspeitos de crimes ambientais, pescadores ilegais e invasores de terras, além de outros criminosos, que usam basicamente as mesmas rotas e muitas vezes interagem. As informações são do site da revista Veja.

A ideia é que o sistema de monitoramento também seja instalado em estradas para facilitar a identificação de caminhões que transportam madeira ilegal.

“O preço não é absurdo. Temos a internet, que pode nos transmitir as imagens em tempo real. A gente conseguiria, de um centro de controle em Manaus, verificar esses barcos”, explica o delegado Alexandre Saraiva, da Polícia Federal — que ficou célebre ao pedir a investigação do ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles por favorecer madeireiros — e também membro do grupo de trabalho.

“Se pensarmos em Amazônia hoje, nós temos uma ‘holding’ criminosa. O cara da madeira está no tráfico de drogas, o cara do tráfico de drogas está no garimpo, na pesca ilegal. Chama-se convergência criminosa”, acrescenta Saraiva.

A equipe planeja um pacote de medidas para reforçar a fiscalização e reduzir o desmatamento na Amazônia. Já para os primeiros dias de governo, Lula deve revogar pelo menos 25 decretos editados por Bolsonaro — no total, 120 regulamentações devem ser anuladas.

Também está prevista a criação de uma Guarda Nacional Ambiental, formada por policiais civis e militares cedidos pelos estados, e a retomada do Fundo Amazônia, que capta investimentos, inclusive de governos estrangeiros, para financiar projetos ambientais.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.