*Da Redação Dia a Dia Notícia
O senador reeleito Omar Aziz (PSD-AM) não compareceu à cerimônia de diplomação do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) nesta segunda-feira (12/12). Convidado pessoalmente pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Omar ficou em Brasília para participar da diplomação do petista no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O senador integra a equipe de transição do futuro governo Lula.
Omar Aziz parabenizou o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), pela firmeza em manter o ciclo eleitoral dentro da ordem democrática, combatendo abusos e enfrentando quem desafiou o sistema judiciário brasileiro.
“Como senador do Amazonas, eu estou aqui representando o povo do meu Estado. Um povo que acredita em um futuro melhor para o nosso País. Sou um soldado desse povo e vou marchar ao lado do presidente Lula nessa batalha”, afirmou Omar.
Em seu discurso, Lula ratificou que sua diplomação representa, acima de tudo, uma vitória da democracia e de um projeto de reconstrução do País.
“Esse diploma que eu recebi não é do Lula presidente, é um diploma de uma parcela significativa do povo que conquistou o direito de viver em democracia nesse País. (Para) quem passou o que eu passei nos últimos anos, estar aqui agora é a certeza de que Deus existe”, destacou, reafirmando seu compromisso de fazer do Brasil um País mais desenvolvido e justo, com garantia de dignidade e qualidade de vida para todos os brasileiros.
Governador Wilson Lima é diplomado pelo TRE-AM: ‘há um novo capítulo na história do Amazonas sendo escrito agora’
Amom Mandel é diplomado o mais jovem deputado federal da história do Amazonas
Outro ausente
Segundo mais votado nas eleições de 2022, o deputado federal reeleito Capitão Alberto Neto (PL-AM) também não compareceu à cerimônia do TRE. Apoiador ferrenho do presidente Jair Bolsonaro (PL), Alberto Neto usou as redes sociais ao longo da tarde para criticar a diplomação de Lula, o que chamou de “falência da moral no Brasil”.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Capitão Alberto Neto (@capitaoalbertoneto)
A reportagem do Dia a Dia Notícia tentou contato com o parlamentar para saber a razão de sua ausência na diplomação, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.