*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Prefeitura de Manaus disponibiliza imunizantes contra a Covid-19 em 75 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda-feira (12) a sexta-feira (16) em toda a capital amazonense. A vacina será ofertada tanto nas unidades no período regular, que é de 8h às 17h, como também no horário ampliado, de 8h às 19h.
O público que receberá atendimento inclui adolescentes, jovens, adultos e idosos, que podem receber a primeira, segunda, terceira, e quarta doses, conforme os intervalos determinados pelo Ministério da Saúde. A quinta dose do imunizante está disponível apenas para adultos imunossuprimidos conforme recomendação do Ministério da Saúde.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, aponta que ao público infantil, formado por crianças de 3 a 4 anos, terá 10 unidades de saúde para oferta do imunizante. As crianças de seis meses a menores de 3 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias), o mais novo público contemplado, podem ser levadas às quatro unidades de referência para receber a Pfizer Baby. Já a população de 5 a 11 anos de idade, dispõe de 34 unidades de saúde para imunização.
Ainda segundo a autoridade, é válido enfatizar a importância que a vacina representa para que as formas graves da doença não se manifestem e a importância que a imunização representa para a proteção coletiva.
“A vacina é a barreira mais forte para impedir as manifestações graves da Covid-19, que é preciso lembrar, é uma doença que pode levar à morte. Fazer as doses de reforço é uma medida fundamental para impedir que a doença prejudique a saúde. Os últimos dados do Sistema Municipal de Vacinação apontam que mais de 626 mil pessoas estão em atraso com a terceira dose e mais de 470 mil ainda não tomaram a quarta dose. Por isso, nós apelamos para que todos reforcem sua proteção com os imunizantes”, enfatiza a secretária.
Além disso, a população pode verificar o ciclo vacinal acessando a plataforma Imuniza Manaus pelo link: https://imuniza.manaus.am.gov.br/.
Aproveita Baby
A Semsa oferta a Pfizer Baby para as crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, com comorbidades. Cada frasco da vacina concentra 10 doses que podem ser usadas no prazo de até 12 horas depois de aberto. A secretaria ainda criou a estratégia “Aproveita Baby”, que consiste no uso racional da vacina para evitar o descarte.
No período das 8h às 14h, são vacinadas as crianças com comorbidades, mas se após esse horário houver doses sobrando, as crianças sem comorbidades podem ser vacinadas.
A assessora técnica da Subsecretaria de Gestão da Saúde, Aldeniza Araújo, destaca que as crianças com comorbidades também podem se vacinar após as 14h. “A medida não exclui a vacinação desse público, a medida tem o objetivo de evitar o desperdício de doses”, sinaliza Araújo.
Locais de vacinação
Para este segmento da população, a Prefeitura de Manaus concentrou a vacinação nas UBS Áugias Gadelha, na zona Norte; UBS José Rayol dos Santos, na zona Sul; UBS Deodato de Miranda Leão, na zona Oeste; e UBS Alfredo Campos, na zona Leste.
Os endereços e horários de funcionamento dos estabelecimentos de saúde podem ser conferidos no link bit.ly/localvacinacovid19.