Search
booked.net
Search
Close this search box.

Suspeitos são presos por se passarem por desembargadores do Amazonas, no Ceará

Foto: Polícia Civil/Divulgação

*Da Redação do Dia a Dia Notícia

A ação conjunta entre a Polícia Civil do Ceará (PC-CE) e do Amazonas (PCAM) cumpre dez mandados de prisão na manhã desta terça-feira (6) em Fortaleza, Caucaia e Maracanaú no interior do Ceará. Os alvos teriam se passado por desembargadores do Amazonas, e são suspeitos de terem aplicado golpes em vítimas amazonenses e de outros estados.

A operação foi deflagrada nas primeiras horas da manhã desta terça. Os suspeitos Francisco Marcelo Loureiro, de 32 anos, Francisco Marcos Tomé de Souza, 35, Manuel Paiva da Silva Junior, 58, Ricardo da Silva Júnior, 26 e Vanessa de Oliveira Nogueira, 33, foram presos pela Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc).

Para o diretor de Inteligência da Polícia Civil do Ceará, Edvando França, os crimes ocorriam de forma on-line, com base no Ceará.

“Tudo pela internet. Eles se passaram por membros do Tribunal de Justiça entravam em contato com as vítimas informando que tinham valores a serem recebidos. Valores pendentes de um recebimento de um pagamento de algum tributo. A vítima precisando receber o valor que estava pendente judicialmente há algum tempo ela pagava aquele tributo e eram os criminosos aqui do Ceará”, afirmou França.

De acordo com os agentes de segurança pública, cinco pessoas foram presas por estelionato. Ademais, dez mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos.

O delegado Denis Pinho, titular da unidade especializada, esclareceu que a PC-AM tomou conhecimento de que indivíduos residentes no Ceará estavam se passando por desembargadores que atuam no Amazonas, Acre, Pernambuco, entre outros estados, para aplicar golpes em diversas vítimas.

“Estávamos há quatro meses investigando esses infratores, que alegavam precisar recolher algumas taxas nos valores de R$ 4 mil a R$ 15 mil, referentes à liberação de alvarás judiciais, em nome de pessoas que tinham ações tramitando na Justiça. As vítimas depositavam o dinheiro, acreditando que estavam enviando os valores para a Justiça”, esclareceu.

Procedimentos

Francisco Marcelo, Francisco Marcos, Manuel Paiva, Ricardo da Silva e Vanessa de Oliveira responderão por estelionato e ficarão à disposição do Poder Judiciário do Ceará.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.