*Da Redação Dia a Dia Notícia
Nesta quinta-feira (24), o Brasil estreia a Copa do Mundo do Qatar às 15h (horário de Manaus) contra a Sérvia. Os dias de jogos da seleção brasileira não é feriado e a dispensa do trabalho depende da política de cada empresa.
Porém, é comum que os empregadores entrem em um acordo com os funcionários para que todos assistam aos jogos. Fazer um intervalo no horário do jogo, encerrar o expediente mais cedo ou começar o trabalho mais tarde são algumas das alternativas adotadas pelas empresas.
Em todos esses casos, é preciso se atentar para as regras do local de trabalho para evitar desentendimentos.
O dias de jogos da seleção não são feriados, a confusão é comum, pois em 2014, algumas cidades, como São Paulo, aprovaram feriado na abertura do Mundial, que era sediado pelo Brasil.
Em 2022, algumas cidades decretaram ponto facultativo, o que libera somente os servidores municipais do trabalho. Diferente do feriado, o ponto facultativo é ato administrativo que dispensa do trabalho os servidores públicos nos âmbitos municipal, estadual e federal.
A questão de dispensa deve ser negociada com a empresa, pois na lei não há nada que determine folga , feriado ou ponto facultativo. Abandonar o posto de trabalho no momento do jogo pode causar demissão por justa causa dependendo da política de cada empresa.