Search
booked.net
Search
Close this search box.

Mais cinco representantes do Amazonas são confirmados na equipe de transição do governo Lula

*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) anunciou nesta quinta-feira (16/11) os novos nomes que farão parte dos grupos técnicos de trabalho do gabinete de transição do futuro governo Lula (PT). Dentre os nomes, mais cinco amazonenses foram confirmados: Anne Moura, secretária nacional de Mulheres do PT e ex-candidata à vice-governadora na chapa de Eduardo Braga (MDB); João Pedro, suplente de senador na chapa de Omar Aziz (PSD); o empresário Orsine Junior, a ex-reitora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Marilene Corrêa e o líder indígena Marivelton Baré.

Como secretária de Mulheres do Partido dos Trabalhadores, Anne Moura integrará remotamente o grupo que coordena a área na transição do governo Lula. A militante já participava das articulações durante a campanha, quando ainda estava gestante. Em suas redes sociais, Anne confirmou a participação.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Sec Nacional de Mulheres do PT (@mulherespt)

 

O empresário Orsine Junior, filiado ao PSD de Omar Aziz, também confirmou participação no gabinete de transição. Orsine integrará o grupo técnico responsável pela área do turismo. O ex-candidato a deputado federal já presidiu a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e afirmou que espera “contribuir para o fortalecimento e o avanço do turismo brasileiro e da Amazônia”.

“Agora, é hora de nos unirmos em prol do Turismo e darmos as mãos para garantirmos o desenvolvimento do nosso país e mais emprego para o povo brasileiro. Vamos trabalhar para isso!”, escreveu Orsine em suas redes sociais.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Orsine Junior (@orsinejr)

 

A ex-reitora da UEA Marilene Corrêa foi nomeada para o grupo de trabalho responsável pelo Meio Ambiente. Natural do município de Carauari, Marilene possui mais de 40 anos de carreira acadêmica e atualmente é professora na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e coordenadora do Laboratório de Estudos Interdisciplinares das Ciências Sociais na Amazônia.

Ao jornal A Crítica, Marilene destacou que a questão ambiental não deve ser vista apenas pela ótica da agenda climática e que os problemas relativos ao meio ambiente envolvem “desde o saneamento das cidades, o direito das populações à água e moradia decente, até a questão dos biomas, dos ecosisstemas.

Por fim, o ex-senador João Pedro e o líder indígena Marivelton Baré, presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), integram o grupo técnico dos Povos Originários. João Pedro já presidiu a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) durantes as gestões petistas. Chegou a ocupar o Senado Federal como suplente de Alfredo Nascimento (PL), que havia sido convidado para chefiar o Ministério dos Transportes do governo Lula.

Nas redes sociais, Marivelton comemorou a indicação para o grupo dos Povos Originários “junto com outras lideranças indígenas e demais integrantes”. O grupo conta com outros nomes da região Amazônica como Benki Piyãlo, representante do povo Ashaninka, natural do Acre, o líder Davi Kopenawa, representante do povo yanomami de Roraima, a deputada federal Joênia Wapichana (Rede-RR) e o líder Tapi Yawalapiti, representante do povo Ywalapiti da região do Alto Xingu, no Mato Grosso.

 

 

Total de amazonenses

Ao todo, nove amazonenses já integram a transição do governo Lula. Além dos nomes citados acima, já foram confirmados o senador Omar Aziz, na área da Segurança Pública, o deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM), na área de Indústria e Comércio, a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) Bruna Brelaz, na área da Juventude, e a coordenadora de Economia Solidária do PT Tatiane Valente, na área de Pequenas Empresas.

 

LEIA MAIS

Quatro nomes do Amazonas integram gabinete de transição do governo Lula
De Marcelo Ramos à irmã de Marielle Franco: Alckmin anuncia mais 36 nomes para grupos de transição governamental
‘Vamos fazer uma luta muito forte contra o desmatamento ilegal’, promete Lula na COP 27

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.