*Da Redação Dia a Dia Notícia
Próximo ao período do inverno amazônico, o prefeito do município de Manaquiri, Jair Souto (MDB), assinou um contrato no valor de R$ 10,5 milhões dos cofres públicos para serviço de asfaltamento na cidade.
Apesar no enorme valor, não são especificadas quais ruas do município serão recapeadas. A Concorrência Pública 01/2022 foi publicada no Diário dos Municípios. Em matéria divulgada pelo portal Canal 92 AM, o documento não detalha as ruas que serão contempladas e não há resposta da Prefeitura sobre as demandas da matéria em questão.
A empresa SCM Contruções Eireli – EPP, com sede na cidade de Manaus, bairro Aleixo, sob propriedade de Samuel Chaves de Melo, venceu a disputa e receberá o valor milionário.
No despacho está previsto que parte do valor seja repassado à MDR/Caixa, ou seja, dinheiro vindo de recursos federais, em parte. Apesar do uso da verba federal, Jair Souto foi multado pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) em R$ 13,6 mil, por supostas irregularidades justamente no uso de verbas federais.
A multa foi decretada no mês de setembro de 2022, referente ao uso, no ano de 2017, de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).