Search
booked.net
Search
Close this search box.

Black Friday, sorteios e Copa do Mundo aquecem mercado de televisões

Foto: Divulgação
*Da Redação Dia a Dia Notícia

Em contagem regressiva para a Black Friday e o início da Copa do Mundo do Catar, um clássico entre os torcedores brasileiros continua em aquecimento: a busca dos consumidores por novos televisores para acompanhar os jogos.  Há uma estimativa de crescimento de 8% nas vendas de TV, na comparação com a Copa de 2018, de acordo com projeções da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). No Amazonas, os consumidores estão apostando até em promoções: a campanha “Troco Campeão”, da Trocados, tem 45 mil bilhetes correndo ao sorteio.

Telas maiores e com tecnologias mais avançadas para o telespectador são as principais motivações para a compra dos televisores, especialmente por se tratar de um evento que tem como característica reunir muitas pessoas para assistir ao mesmo tempo, é o que aponta a consultoria Growth for Knowledge (GfK), com 85 anos de tradição em pesquisas. Apesar da inflação e das oscilações do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), nas classes de baixa renda os televisores compõem uma das únicas categorias que continua crescendo no acumulado do ano e ainda deve ampliar essa base de expansão, projeta a GfK.

Com o aumento de 6,7% das pesquisas por smart TVs em lojas online no último mês de setembro, e a retração de 5,8% nos preços praticados nas smart TVs de 40 a 49 polegadas, o mercado voltou a aquecer as vendas neste segundo semestre. Inclusive, a movimentação refletiu até na importação de televisores: no terceiro trimestre de 2022, as importações triplicaram, comparado ao ano passado, e atingiram o valor de US$ 2,41 milhões, conforme aponta uma pesquisa do CNC.

Black Friday

A CNC estima que a Copa do Mundo deva movimentar o varejo brasileiro em até R$ 1,5 bilhão. Mas é a Black Friday a grande aposta: a estimativa é gerar um total de R$ 4,2 bilhões, o que representa um faturamento de 1,1% maior que no ano passado, descontada a inflação.

Neste contexto, entre os setores mais desejados entre os consumidores interessados em aproveitar a Black Friday estão dois segmentos principais: móveis e eletrodomésticos. Juntos, eles representam 48% das intenções de compras durante a campanha, ainda segundo a CNC. Somente os eletrodomésticos devem gerar R$ 920 milhões durante a Black Friday de 2022.

Procura de TVs no Amazonas: compras e sorteios

O Amazonas segue a mesma projeção do Brasil com relação à venda de televisores e a estimativa da Black Friday, ao compramos com dados divulgados por entidades locais como Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam). E quem não está com condições de comprar, está apostando na sorte. Uma prova é a campanha “Troco Campeão”, realizada pela fintech amazonense Trocados, que recebeu mais de 45 mil códigos cadastrados para o sorteio que acontecerá nesta segunda-feira (14/11), pelo instagram oficial @trocados. TVs e camisas da Seleção estão entre os prêmios.

Apesar da tradição, tanto da aquisição das TVs e da participação em promoções para a Copa do Mundo, a quantidade de participantes na campanha superou as expectativas da carteira digital Trocados. “A campanha continua aberta até as 10h de segunda-feira e já observamos um aumento de participantes nesses últimos dias”, destaca Silvestre Paiva, Diretor de Marketing e Co-fundador.

A campanha “Troco Campeão” vai sortear uma televisão de 50 polegadas; uma televisão de 39 polegadas; uma televisão de 32 polegadas; e uma camisa oficial de torcedor amarela e uma camisa oficial de torcedor azul. Todas as informações para participar estão no instagram @trocados ou no site https://trocados.com.br/

Para o Estado, o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) estima um aumento de 6% a 8% na fabricação de aparelhos no Polo Industrial de Manaus (PIM). Para a Black Friday, de acordo com a CNC, deve manter os índices semelhantes de 2021. No ano passado, foram contabilizados $39,6 milhões em vendas para Black Friday no Amazonas entre os R$162 milhões na região Norte as vendas na Black Friday.

Como participar do sorteio

A campanha continua aberta até 10 horas de segunda-feira, pois o sorteio será à tarde.  Para concorrer, o consumidor deve ir a uma das lojas participantes e receber o troco pela plataforma Trocados. Ou seja, ao invés do cliente receber o troco da compra em dinheiro, ele solicita do caixa para creditar o troco direto na carteira digital Trocados. Para ter o acesso a plataforma, é preciso baixar para o celular, gratuitamente, nas lojas App Store e Google Play.

Ao receber o creditar o troco na Trocados, um código é entregue pelo atendente do caixa. Esse código deve ser cadastrado, dentro do aplicativo, no botão “códigos promocionais”. Após esse processo, já estará concorrendo. Cada código permite apenas uma participação no sorteio, portanto, para ter mais chances, é necessário receber várias vezes o troco na plataforma e, assim, gerar vários códigos promocionais.

Em Manaus, mais de 30 lojas utilizam o serviço proporcionando aos clientes mais conforto e comodidade financeira. A Trocados também está presente em lojas de Parintins e Itacoatiara. Confira a lista completa aqui: https://trocados.com.br/

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.