*Da Redação do Dia a Dia Notícia
As provas do Vestibular 2022, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) começaram a ser aplicadas nesse domingo (06) em Manaus e em 61 municípios do Amazonas. Ao todo, são 2.241 vagas para o acesso no ano de 2023. A lista com o nome dos aprovados será divulgada no dia 5 de janeiro do ano que vem.
No primeiro dia de exame foram aplicadas as provas de Conhecimentos Gerais. Na segunda-feira (07), durante o último dia do certame, serão aplicadas as provas de Conhecimentos Específicos e Redação. O gabarito oficial será divulgado ainda na segunda, a partir das 20h, no portal www.uea.edu.br.
A Comissão Geral de Concursos (CGC) da UEA, relatou que 27.631 pessoas se inscreveram no Vestibular deste ano. Entre as vagas, 1.146 serão distribuídas entre os 50 cursos ofertados para a capital, e 1.095 serão destinadas aos 40 cursos no interior do estado. Cerca de 445 vagas estarão disponíveis para pessoas com deficiência (PcDs) e 137 vagas para indígenas.
O reitor da UEA, André Luiz Nunes Zogahib, falou sobre as novidades para essa edição. Em 2022, a UEA implantou um sistema de segurança com tecnologias mais rígidas, inclusive com um experimento que veio de Israel, em relação à segurança das provas e apontou que não houve nenhuma intercorrência no primeiro dia de provas.
“Trabalhamos muito durante esse ano de 2022 para chegarmos neste momento de realização de mais um exame Vestibular da UEA. Esse processo é extremamente difícil, uma logística incomparável, porque temos que levar as provas, em segurança, para a realização do certame em 62 municípios e, ainda, em mais de 47 escolas na capital, considerando, inclusive, as escolas da UEA onde estão ocorrendo o Vestibular”, disse Zogahib.
Ainda segundo a autoridade, a instituição vai disponibilizar vagas para 10 municípios que não foram contemplados em certames anteriores: Apuí, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Carauari, Jutaí, Novo Airão, Novo Aripuanã, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá e São Sebastião do Uatumã.
“O governador Wilson Lima pediu para que olhássemos para o interior de uma forma muito mais veemente. Dessa forma, ampliamos o nosso atendimento. Lembrando que todas as cidades podem concorrer às vagas de saúde na capital, por exemplo. Metade das vagas de saúde são destinadas aos alunos que vêm do interior do estado”, salientou Nunes.
A vice-reitora da UEA, Kátia Couceiro, agradeceu aos responsáveis pela realização do Vestibular e enfatizou que o processo ocorre com qualidade e da forma mais honesta possível.
“Estamos falando da vida de pessoas, é o futuro dessas pessoas que está em jogo, e a universidade se preocupa muito com isso. Agradeço muito toda a equipe, e desejamos boa sorte a todos os candidatos. Que entrem os mais capacitados e que todos tenham a oportunidade, porque dar oportunidade faz da UEA uma universidade diferente de todas as outras”, declarou Couceiro.
É válido dizer que neste primeiro dia de provas do Vestibular, a Comissão Geral de Concursos da UEA registrou 6.979 abstenções, o que representa 25,3% do total de candidatos inscritos no processo.
Novas turmas
A UEA destinou novas turmas ao interior para os cursos de Tecnologia em Gestão de Turismo; Tecnologia de Alimentos; Tecnologia em Agroecologia; Tecnologia em Produção Pesqueira; Tecnologia em Gestão Ambiental; e Tecnologia em Agrimensura.
Sobre o SIS
As provas de Acompanhamento I, II e III para os candidatos do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da UEA ocorrem nesta terça-feira (08). Os portões também serão abertos ao meio-dia e fecharão às 12h50 (horário de Manaus).
O certame oferta, nesta edição, 1.494 vagas, sendo 764 para a capital e 730 para o interior. São disponibilizadas, ainda, 304 vagas para PCDs e 109 vagas para indígenas. O resultado do exame também será divulgado no dia 5 de janeiro de 2023.