*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
Com 97% das urnas apuradas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é eleito para presidente da República, derrotando o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). A vitória garante a Lula um terceiro mandato como chefe do executivo federal e marca a volta do Partido dos Trabalhadores ao poder desde o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. A chapa formada por Lula e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) recebeu mais de 58 milhões de votos válidos.
O presidente Jair Bolsonaro é o primeiro candidato desde a redemocratização a não conseguir se reeleger. Entre 1994 e 2014, todos os presidentes vencedores foram reeleitos: Fernando Henrique Cardoso (PSDB) foi eleito em 1994 e reeleito em 1998, Lula foi eleito em 2022 e reeleito em 2006 e Dilma foi eleita em 2010 e reeleita em 2014.
O agora presidente eleito virou no final da apuração nos estados do Amazonas e Minas Gerais, conhecidos por sempre votarem no candidato vencedor desde 1989. Nenhum dos candidatos se pronunciou até a publicação desta matéria.