Search
booked.net
Search
Close this search box.

Operação da PF já explodiu 121 dragas usadas para garimpo ilegal no rio Madeira

Foto: PF/Divulgação

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O número de balsas destruídas na operação da Polícia Federal (PF) para combater o garimpo ilegal subiu para 121. A operação foi iniciada na última quarta-feira (12), no rio Madeira, entre o estado de Rondônia e Amazonas e não tem prazo para ser finalizada.

Foto: Reprodução

Os agentes e fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), estão percorrendo o leito do rio para fiscalizar e apreender balsas clandestinas, mais conhecidas como dragas.

A polícia tem feito uso de dinamites para explodir as dragas e torná-las inutilizáveis, de acordo com a PF, a destruição é necessária por não ser possível guardar, transportar ou apreender os equipamentos das embarcações.

Foto: Reprodução

A operação tem como principal objetivo desestruturar as organizações criminosas que lucram causando prejuízos ambientais com a mineração, modificação do curso natural do rio, destruição da vegetação ribeirinha e interrupção de canais de água.

“É importante observar que as embarcações eram destinadas à prática de atividades ilegais de garimpo, acarretando prejuízos ao meio ambiente e à saúde da população, e havia impossibilidade fática de guarda, transporte ou apreensão do equipamento”, destacou a PF em nota .

Leia mais:

Mais de 80 balsas de garimpo ilegal são destruídas pela Polícia Federal no Amazonas

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.