*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Nesta quinta-feira, dia 6 de outubro, a partir das 18h30, o Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM), juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM), realizará um evento especial para homenagear consultores, empresas de consultoria e fundadores do Sebrae-AM. A solenidade acontecerá no auditório Professor Arivaldo Silveira, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), localizado na avenida Rodrigo Otávio, 2.394, Distrito Industrial.
A homenagem é uma forma de valorizar as atividades desenvolvidas pelo Sebrae no Estado, que atua no fortalecimento do empreendedorismo e do crescimento da economia em nossa região.
Os homenageados serão: José Carlos Reston, Jose Laredo, José Matias Neto, Manoel Antônio Vieira Alexandre, Onildo Elias de Castro Lima, Rodemarck de Castello Branco, Teófilo Gomes da Silva Neto, Admilton Pinheiro Salazar, Cyrillo Leopoldo Carvalho da Silva Neves (In memorian), Felintho Ferreira de Almeida, Francisco José Carvalho Cunha (In memorian) e Francisco Campbell de Araújo (In memorian).
Segundo o economista Jose Laredo, o reconhecimento aos fundadores do Sebrae-AM é bem oportuno, pois a instituição está completando 50 anos.
“É elogiável a iniciativa do Corecon/AM e Sebrae/AM ao celebrar os 50 anos de fundação do Programa de Apoio às Pequenas e Médias Empresas- PME, criado pelo Governo Federal em 1972 que, por sua vez, e operacionalizado no Amazonas pela Unicamp, que se baseou na experiência técnica da Universidade de Delft na Holanda e assegurou a criação da organização em nossa região”, disse.
Laredo é consultor Industrial, pós-graduado pela Universidade de Campinas (Unicamp), economista-chefe da empresa Controle Consultoria e professor titular da Universidade Federal do Estado do Amazonas (Ufam).
Antes de ser denominado Sebrae/AM, a entidade era conhecida como “NAI – Núcleo de Assistência Industrial”, em 1972, organização que deu sequência ao Centro de Assistência Gerencial à pequena e média empresa (Ceag/AM), e atualmente Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas.
Ainda de acordo com Jose Laredo, as atividades iniciais do NAI constituíram-se de assistência técnica nas empresas, criação do primeiro cadastro industrial do Estado do Amazonas, treinamento para empresários de pequenas e médias empresas e outras atividades correlatas ao segmento. “Dessa forma, foram implementadas várias iniciativas pioneiras que ajudaram na modernização da gestão empresarial e se tornaram irreversíveis. Esses grupos técnicos deram continuidade e aprimoraram os programas de apoio ao empreendedor”, afirmou.
A homenagem do Corecon-AM também vai conceder aos 10 consultores de destaque deste ano o prêmio ‘Top 10 2022’, além das 10 empresas de consultoria que mais se destacaram no cenário econômico local.
Para a economista Bianca Mourão, que receberá o prêmio Top 10 como consultora em destaque de 2022, a homenagem é um reconhecimento e valorização dos profissionais de economia. “Me sinto muito feliz e honrada por estar recebendo esse prêmio, que é um reconhecimento do nosso conselho depois desses dois anos, quase três de pandemia. Foram anos difíceis e saber que estamos caminhando positivamente, crescendo, e está sendo reconhecida, isso é muito bom. É uma sensação de dever cumprido, de saber que estamos fazendo a nossa parte”, afirmou.
Além de Bianca, outros consultores serão premiados: Silas da Rocha Moraes, Diego de Vasconcelos, Francisco Barbosa, Rosangela Bezerra, Francisco Mourão Júnior, Asael Martins, Francisco Freitas e Eneida Guerra Silvetrim.
Já as empresas de consultoria premiadas serão: Controle Consultoria Sociedade Simples Ltda, Objetiva Consultoria, Denys, Dantas e Lopes Consultoria; North Consultoria, Castello Branco Consultoria, Phoenix Consultoria, Proma – Projetos Manaus, Profinco – Projetos Financeiros, Exithus Consultoria Ltda e CAC Serviços de Consultoria.
O presidente do Corecon-AM, o economista Marcus Evangelista, explicou que as premiações serão concedidas levando em consideração as atividades desenvolvidas pelos consultores e empresa de consultoria nas apresentações dos projetos de incentivos fiscais, e captação de recursos registrados no Conselho de Economia, além da relevância dos números de projetos registrados.