*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Os suplentes Alonso Oliveira (Avante) e Roberto Sabino (Podemos) assumem os cargos de vereadores em Manaus partir de 2023, após as eleições de Wanderley Monteiro (Avante) para Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e Amom Mandel (Cidadania) para deputado federal, que aconteceu nesse domingo (02).
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) receberá os ex-vereadores. Sabino entra na vaga de Amom, que foi eleito para a Câmara dos Deputados como o mais votado do Amazonas. A legislação eleitoral estabelece que a suplência prevalece para os votados do partido na eleição. Roberto recebeu 5.152 votos e ficou em quarto lugar, a primeira suplência.
Alonso não conseguiu a reeleição em 2020 e ficou como primeiro suplente do Avante. Após isso, foi nomeado pelo prefeito David Almeida (Avante) como diretor presidente da Manauscult (Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos). Porém, em entrevista para um portal do Amazonas, disse que irá assumir o cargo de vereador.
“É inevitável que eu tome posse. Depois, conforme entendimento político, decidimos se o projeto continua ou não. Estamos com um trabalho em desenvolvimento e que está ‘pegando vento’, com atividades de recuperação do Centro Histórico de Manaus” disse Oliveira.
Ademais, disse que conversará com Almeida para analisar os planos políticos do partido.