Manaus, quinta-feira 22 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

‘Uma decisão unânime’, diz presidente do PDT ao anunciar apoio a Lula no 2º turno

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Nesta terça-feira (4), o Partido Democrático Trabalhista (PDT) anunciou apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições para a Presidência da República. O anúncio foi feito após uma reunião da Executiva do Partido no final da manhã desta terça-feira.

No primeiro turno destas eleições, o PDT teve como candidato a presidência Ciro Gomes, que ficou em quarto lugar na votação, onde recebeu cerca de 3,5 milhões de votos.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT) irão disputar o segundo turno das eleições. Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%) e Bolsonaro 51,07 milhões de votos (43,2%).

“Uma hora e meia de reunião com toda a Executiva Nacional do partido, mais os presidentes estaduais, os presidentes de movimentos, os deputados federais de mandato, senadores. E tomamos uma decisão unânime, sem nenhum voto contrário, a decisão de apoiar o mais próximo da gente, que é a candidatura do Lula”, afirmou Carlos Lupi, presidente do PDT.

“Bolsonaro, na nossa opinião, representa o atraso do atraso desse país, um aspirante a ditador, malversador do dinheiro público, um homem de falsa fé cristã […] Nosso trabalho para derrotar Bolsonaro tem que ser prioridade absoluta. Derrotar Bolsonaro é uma causa nacional, uma causa pátria, uma causa dos democratas”, disse Lupi.

De acordo com o presidente do partido, Ciro Gomes “endossou” a decisão do PDT de apoiar Lula no segundo turno. “Eu falo pelo partido. Ele (Ciro) fará, ele participou da reunião e disse que endossa integralmente a decisão do partido. O Ciro não viajará, ficará aqui no Brasil e já declarou apoio ao partido”, explicou Lupi.

No ano de 2018, Ciro Gomes foi criticado por deixar o país após ser derrotado no primeiro turno das eleições presidenciais, ao invés de apoiar a candidatura do petista Fernando Haddad, que acabou perdendo para Jair Bolsonaro.

Ainda nesta terça-feira, Cidadania e PSDB que estiveram ao lado de Simone Tebet (MDB) no primeiro turno, devem definir se apoiam Lula, Bolsonaro, ou se seguem neutros no segundo turno.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.