*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
Com mais de 98% das urnas apuradas, o Amazonas já possui oito novos deputados federais eleitos em 2022. O mais votado foi o vereador de Manaus Amom Mandel, que conquistou sozinho quase 290 mil votos válidos. O bolsonarista Capitão Alberto Neto ficou em segundo lugar com mais de 146 mil votos válidos. O estado teve outros três deputados reeleitos além de Alberto Neto: os deputados Sidney Leite, Átila Lins e Silas Câmara.
A ordem da votação foi a seguinte:
- Amom Mandel (Cidadania);
- Capitão Alberto Neto (PL);
- Saullo Vianna (União);
- Silas Câmara (Republicanos);
- Sidney Leite (PSD);
- Átila Lins (PSD);
- Fausto Júnior (União);
- e Adail Filho (Republicanos).
Único deputado de esquerda, Zé Ricardo (PT) ficou de fora devido ao quociente eleitoral, apesar de estar melhor colocado que Fausto Júnior e Adail Filho. Marcelo Ramos (PSD) também não conquistou a reeleição, perdendo para Fausto Júnior por uma diferença de quase 15 mil votos.
Bosco Saraiva (Solidariedade) escolheu não disputar a reeleição ao legislativo federal, preferindo concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), mas não foi bem-sucedido.
Átila Lins conquista mais um mandato, tornando-se o deputado federal mais antigo do Amazonas, estando no cargo desde 1991.