*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
As últimas pesquisas eleitorais divulgadas pelos institutos Ipec e Datafolha apontam para uma possível vitória do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda no primeiro turno das eleições deste domingo (2/10). O levantamento do Ipec mostra o ex-presidente com 51% dos votos válidos, enquanto o Datafolha aponta o petista com 50%. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 37% dos votos válidos no Ipec e 36% no Datafolha.
As sondagens são as últimas antes do primeiro turno das eleições. No Ipec, excluindo os votos brancos e nulos, o resultado seria este:
- Lula (PT): 51%
- Bolsonaro (PL): 37%
- Ciro Gomes (PDT): 5%
- Simone Tebet (MDB): 5%
- Soraya Thronicke (União): 1%
- Felipe d’Ávila (Novo): 1%
Os demais candidato permaneceram zerados. O Ipec afirma que não é possível afirmar se haverá um segundo turno. Na última pesquisa, Lula oscilou um ponto percentual para baixo e Bolsonaro oscilou três pontos percentuais para cima.
No cenário testado para segundo turno pelo Ipec, Lula aparece com 52%, dois a menos que na pesquisa anterior, e Bolsonaro com 37%, dois a mais que na pesquisa anterior.
O instituto entrevistou 3.008 pessoas entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro em 183 municípios brasileiros. A pesquisa possui margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00999/2022.
Datafolha
Já no levantamento do instituto Datafolha, o ex-presidente Lula também aparece com chances de vencer o pleito de 2022 ainda no primeiro turno. Nessa pesquisa, Simone Tebet aparece em terceiro lugar, superando o ex-ministro Ciro Gomes. Excluindo os votos brancos e nulos, os números foram os seguintes:
- Lula (PT): 50%
- Bolsonaro (PL): 36%
- Simone Tebet (MDB): 6%
- Ciro Gomes (PDT): 5%
- Felipe d’Ávila (Novo): 1%
- Soraya Thronicke (União): 1%
Os demais candidatos não pontuaram.
No cenário testado pelo Datafolha para o segundo turno, Lula venceria as eleições com 54% dos votos contra 39% de Jair Bolsonaro.
O levantamento ouviu 6.800 pessoas em 332 cidades brasileiras entre 27 e 29 de setembro. A pesquisa possui margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. O último Datafolha foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09479/2022.