*Da Redação Dia a Dia Notícia
A jornalista paraense Márcia Dantas, em sua coluna para o SBT News, escreveu um desabafo sobre os desafios na mediação de debates eleitorais. O texto vem poucos dias após o debate realizado pela TV Norte Amazonas, mediado por Márcia, no qual a jornalista foi atacada pelo senador Eduardo Braga (MDB), candidato ao governo estadual.
Em sua coluna, Márcia Dantas relatou a sensação de chegar a Manaus para o trabalho de mediar um debate eleitoral. A jornalista descreveu o clima pesado dentro do estúdio, comparando com a alta temperatura da cidade. A jornalista relembra, de forma indireta, a discussão com Eduardo Braga, o qual afirmou que ela estava “equivocada” ao afirmar que ele deveria responder ao candidato Henrique Oliveira (Podemos).
No intervalo, vídeos que correram a internet manauara mostram Márcia rebatendo o senador emedebista.
“O senhor está gritando comigo porque eu sou mulher? O senhor me respeite”, disse.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Dia a Dia Notícia (@portaldiaadia)
No retorno, a situação estaria supostamente resolvida. Márcia relata em seu texto que “é muito fácil uma mulher ser taxada de desequilibrada e incompetente se ela não souber lidar com as emoções num ambiente dominado por homens”. Os candidatos Henrique Oliveira e Carol Braz (PDT) usaram seu tempo de resposta para prestar solidariedade à mediadora, acusando Braga de atitudes agressivas e machistas.
A profissional também afirma que precisou ser mais dura com candidatos que tentaram desviar o foco dos temas do debate.
“Endurecer para ser respeitada. Infelizmente aprendemos a ser assim”, escreve.
Ao final, Márcia demonstra seu alívio por ter superado o desafio do debate eleitoral e diz que volta ao seu estado “orgulhosa de nunca ter abandonado” suas origens.
“Meu sangue não é de barata, ainda bem”, finaliza.