*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
O levantamento divulgado pelo instituto Perspectiva Mercado e Opinião mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando as intenções de voto no estado do Amazonas. O petista aparece com 51,1% dos votos válidos, quatro pontos a mais que a pesquisa anterior. O presidente Jair Bolsonaro (PL) continua em segundo lugar, com 37,3% dos votos válidos. O candidato à reeleição teve uma queda de 1,3% nas intenções de voto em relação ao último levantamento.
A senadora Simone Tebet (MDB) subiu para o terceiro lugar, com 5,7% dos votos válidos, obtendo um crescimento de 0,8%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) caiu para a quarta posição, saindo de 6% para 4% das intenções de voto.
Os demais nomes apresentados somam 2% das intenções de voto:
- Soraya Thronicke (União);
- Sofia Manzano (PCB);
- Felipe d’Ávila (Novo);
- Vera Lúcia (PSTU);
- Constituinte Eymael (DC);
- Léo Péricles (UP);
- e Padre Kelmon (PTB).
Pontual: Lula lidera no Amazonas e Simone Tebet supera Ciro Gomes a dois dias da eleição
Omar Aziz e Coronel Menezes aparecem à frente nas intenções de votos para Senado, diz Pontual Pesquisas
Penúltima pesquisa Datafolha aponta Lula com 50% dos votos válidos contra 36% de Bolsonaro
Capital e interior
O levantamento da Perspectiva aponta que Lula e Bolsonaro estão empatados tecnicamente no limite da margem de erro entre os eleitores da cidade de Manaus.
O presidente Jair Bolsonaro lidera na capital com 45% das intenções de voto contra 40% do ex-presidente Lula. A margem de erro da pesquisa coloca os dois empatados com 42,5% para cada um.
No interior, o petista vence com larga vantagem. Lula possui a preferência de 63% do interior amazonense, enquanto Bolsonaro tem 28%.
O instituto Perspectiva entrevistou 1.500 pessoas entre os dias 28 e 30 de setembro na cidade de Manaus e nos 24 maiores colégios eleitorais do interior do Amazonas. O levantamento possui margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiabilidade de 95%. A pesquisa foi registrada no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-08083/2022.