*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Em 1984, a música Anunciação de Alceu Valença fez um grande sucesso, sendo cantada como um hino pela volta da democracia no Brasil pelos manifestantes que desejavam eleições diretas para a presidência. Da perspectiva política, a letra pode ser entendida como o sonho da chegada de um novo tempo de liberdade.
Há quem diga, inclusive, que o anjo mencionado na canção seria Stuart Angel, militante morto pelo regime militar e amigo de Alceu Valença.
A música vem sendo utiliza por muitos candidatos em quase todas as eleições e este ano não poderia ser diferente. Vários apoiadores do presidenciável Lula (PT) vem usando a canção. A composição também já foi utilizada em campanhas de grifes de moda, no futebol, em campanhas de cervejas, entre outros eventos.
De acordo com o site Letras Music, outra interpretação é a de que Alceu Valença teria utilizado a Anunciação bíblica como metáfora para, mais uma vez, declarar que o fim da ditadura estava próximo. “Tu vens, tu vens. Eu já escuto os teus sinais”.
Vale ressaltar ainda que a música foi gravada no início dos anos 1980, quando a ditadura militar começa a entrar em decadência e o movimento pró-democracia Diretas Já, ocorrido entre 1983 e 1984, ganha força.
Lançada em 1983 no disco Anjo Avesso, a faixa Anunciação é um dos maiores sucessos de Alceu Valença conquistando gerações com o inconfundível refrão.
Com uma letra aberta às mais diversas interpretações, a canção deixa o público curioso para saber do que se trata. Em vídeo, o compositor contou sobre como a música surgiu:
“Essa música nasceu de forma super espontânea. Eu estava em casa e comecei a tocar a flauta transversa. Saí pra rua e fiz a letra se referindo a tudo que eu vi naquele dia”.
Em outra entrevista, o artista contou mais detalhes sobre a composição:
“Em 1983, eu estava brincando com uma flauta no jardim da minha casa em Olinda. Lembro até hoje, era uma flauta simples que comprei de um hippie no Rio Grande do Sul. Foi aí que me surgiu a melodia de Anunciação. Minha namorada ouviu aquilo e falou: ‘Que música bonita essa que você está tocando!‘. Inspirado, saí tocando pelo quintal e lá estavam as roupas no varal. Fui até a rua, e ouvi o sino da catedral… isso tudo foi colocado na letra da música depois”
Alceu Valença também já afirmou não seguir nenhuma religião. Dessa maneira, podemos deduzir que, como diz o artista, os símbolos religiosos presentes na letra funcionam como uma metáfora para tratar de outros temas.
Referência na MPB
Nascido no agreste de Pernambuco, Alceu Valença é um dos principais nomes da MPB. Bebendo de fontes como maracatu, danças de roda e repentes de viola, o músico estourou no país nos anos 1980, se tornando uma referência da música nordestina.