Estimular o desenvolvimento do pensar científico e incentivar talentos potenciais de estudantes de graduação. Estes são objetivos do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq e PAIC/Fapeam) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), que está com inscrições abertas de 16 de junho a 02 de julho.
O estudante selecionado receberá uma bolsa para desenvolver um projeto de iniciação à pesquisa, sob a orientação de um pesquisador do Inpa. Além das atividades acadêmicas, o estudante dedicará 20 horas semanais para o projeto.
De acordo com a Reabertura do Edital de Seleção nº 001/2020, todo o processo será feito pela Internet, no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), no endereço https://sei.mctic.gov.br.
Os estudantes interessados devem entrar em contato com os possíveis orientadores integrantes dos grupos de pesquisa do Inpa (http://pesquisa.inpa.gov.br/index.php/grupos-de-pesquisa). Os orientadores selecionarão seus candidatos e os próprios orientadores é quem darão andamento ao processo de submissão da proposta junto à Divisão de Apoio Técnico (Didat/Cocap/Inpa). Em decorrência da pandemia de Covid-19, não haverá atendimento presencial na Didat. Informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] .
Participantes
Podem participar graduandos regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior de Manaus, públicas e privadas, de cursos compatíveis com as áreas de abrangência do Edital. Os candidatos devem estar matriculados do 2° até o antepenúltimo período do curso, ter coeficiente igual ou superior a seis e outras condições descritas no edital.
Estão contempladas as seguintes áreas: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias (Exatas e Engenharias, Clima e Ambiente, Química de Produtos Naturais); Ciências Biológicas (Botânica, Saúde, Ecologia, Genética, Zoologia I e II); Ciências Agrárias (Agronomia e Recursos Florestais); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Educação Ambiental, Ciências Humanas e Sociais) e Multidisciplinar.
Financiamento
O programa de IC do Inpa conta com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que financiam as bolsas. A implementação das bolsas ocorreráconformeo número de cotas disponibilizadas pelas instituições de fomento.
Conforme o Edital, os resultados serão divulgados no mês de julho de 2020 no site do Inpahttp://portal.inpa.gov.br/. A bolsa terá duração de 12 meses, com início em 01 de agosto deste ano até 31 de julho/2021. O Valor mensal da bolsa está fixado, atualmente, em R$ 400 pelo CNPq e pela Fapeam.
*Informações da assessoria