*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
O levantamento divulgado pelo Ipec nesta segunda-feira (26/9) mostrou crescimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista passou de 47% para 48% das intenções de voto, variando dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, se manteve com 31% das intenções de voto. Na pesquisa Ipec, o atual presidente estagnou nesse índice desde o início de setembro. Entre os representantes da terceira via, houve variação negativa de Ciro Gomes (PDT) e manutenção das intenções de Simone Tebet (MDB).
O ex-ministro caiu de 7% para 6% dos votos, enquanto a senadora sul-mato-grossense pontuou os mesmos 5% do levantamento divulgado em 19 de setembro. O empresário Felipe d’Ávila (Novo) e a senadora Soraya Thronicke (União) foram citados por 1% dos entrevistados. Os seguintes candidatos não pontuaram:
- Sofia Manzano (PCB);
- Léo Péricles (UP);
- Vera Lúcia (PSTU);
- José Maria Eymael, que consta na urna como Constituinte Eymael (DC);
- e Padre Kelmon (PTB).
O número de entrevistados que afirmou votar branco ou nulo caiu de 5% para 4%, já os indecisos ou que não responderam à pesquisa se mantiveram em 4%.
Com Menezes no palco, prefeito de Maués (AM) pede voto para Omar e Lula
Ipespe: Lula cresce para 46%, Bolsonaro estaciona em 35%; Ciro e Tebet caem
Rejeição e segundo turno
O presidente Jair Bolsonaro continua como o candidato mais rejeitado das pesquisas. A rejeição do atual chefe do executivo variou de 50% para 51%. O ex-presidente Lula também viu sua rejeição variar positivamente, passando de 33% para 35%.
O ex-ministro Ciro Gomes teve oscilação negativa em sua rejeição. Antes, 15% afirmaram não votar no pedetista de jeito nenhum, agora são 14%. Simone Tebet manteve os mesmos 6% de rejeição da pesquisa anterior.
No cenário testado para o segundo turno, Lula se mantém como favorito com 54% das intenções de voto contra 35% do presidente Jair Bolsonaro. Bancos e nulos somam 9%, enquanto os que não sabem em quem votar ou não responderam chegam a 5%. Os números são os mesmos da pesquisa divulgada em 19 de setembro.
Votos válidos
Excluindo os votos brancos e nulos, o cenário da pesquisa Ipec aponta uma possível vitória de Lula ainda no primeiro turno:
- Lula: 52% (mesmo índice da pesquisa anterior)
- Bolsonaro: 34% (mesmo índice da pesquisa anterior)
- Ciro Gomes: 6% (7% na pesquisa anterior)
- Simone Tebet: 5% (mesmo índice da pesquisa anterior)
- Soraya Thronicke: 1% (mesmo índice da pesquisa anterior)
- Felipe d’Ávila: 1% (0% na pesquisa anterior)