*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O lutador do Amazonas, José Aldo, de 36 anos, anunciou a aposentadoria do UFC (Ultimate Fighting Championship) neste domingo (18), pelo canal Combate.
Essa foi uma notícia surpresa para o MMA, pois o atleta, criado no bairro da Alvorada, em Manaus, entrou em acordo com o UFC e encerrou o contrato com a empresa. O nome do lutador já foi retirado do ranking do UFC e agora não deve constar na próxima atualização, que ocorrerá nesta semana.
Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre o motivo para decisão. Ele dava indícios que sua intenção era disputar o cinturão e se aposentar como campeão da modalidade. Porém, a derrota para Merab Dvalishvili em agosto, foi um ponto que fez pesar a decisão.
O lutador ainda tinha mais um duelo, mas com a rescisão do contratual, a batalha cancelada automaticamente.
Sobre a carreira
José Aldo tem 31 vitórias e 8 derrotas. O manauara se consagrou campeão aos 23 anos de idade, na vitória sobre Mike Brown por nocaute técnico. Ele ainda defendeu o título contra Urijah Faber, maior astro da categoria na época, numa luta histórica.
Sua última luta foi no dia 20 de agosto, que é sua despedida do esporte. José ainda teve sua história contada em um filme, que lotou as salas de cinema em todo o Brasil.