Search
booked.net
Search
Close this search box.

Amazonas celebra 172 anos da sua elevação à categoria de Província

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Nesta segunda-feira (5), feriado estadual, se celebra a elevação do Amazonas à categoria de Província. Nessa mesma data no ano de 1850, a antiga capitania de São José do Rio Negro, como era chamado o estado, deixou de pertencer à Província do Grão Pará e se tornou independente.

Na época do Segundo Reinado no Brasil, de 1840 a 1889, no governo de Dom Pedro II, as grandes divisões administrativas eram denominadas de províncias. Somente com a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, houve a mudança de província para estado.

A conquista da autonomia significou para o Amazonas diversas mudanças importantes, como a abertura da navegação do estado aos países amigos. Houve uma evolução no estado, com a vinda de produtos estrangeiros e a ida de produtos regionais para fora.

Um dos nomes mais lembrados do dia 5 de setembro é o de João Batista Figueiredo Tenreiro Aranha, primeiro presidente da província do Amazonas. Foi uma das pessoas que mais lutou pela independência da região, junto a Romualdo Antônio Seixas, deputado bispo católico que defendeu por diversas vezes a autonomia em discursos na tribuna da Assembleia Geral do Império.

Outra personalidade da época e apoiador de Tenreiro Aranha foi Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, que prestou grande contribuição à indústria local e do país.

Todos os anos, o 5 de setembro possui uma programação especial na cidade de Manaus, integrando-se às celebrações da Semana da Pátria. Na manhã desta segunda-feira, ocorreu o tradicional Desfile Escolar no Sambódromo, zona Oeste de Manaus, com a participação de cinco mil alunos dos colégios Militar da Polícia Militar (CMPM).

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.