*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Tropical Hotel deve reabrir em dezembro após decretar falência em 2019 e encerrar atividades. Localizado às margens do rio Negro, na Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus, a acomodação foi arrematada em um leilão, por R$ 91 milhões, em 2020, pelo Grupo Fametro.
O retorno pode gerar cerca de mil empregos. Cerca de R$ 100 milhões estão sendo injetados nas reformas do hotel para preservar a arquitetura original. Uma das novidades é um restaurante com vista panorâmica.
O Tropical é um dos mais famosos empreendimentos não somente de Manaus, como também da Amazônia, por seu luxo, sendo visitado por celebridades e turistas do mundo todo, como Bill Gates, o príncipe Charles e a princesa Diana e o ex-presidente americano Bill Clinton. Ele teve a falência decretada por conta de dívidas trabalhistas e com a concessionária de energia elétrica.
Tropical Hotel
Inaugurado em 1970, fazia parte do grupo Varig, que até então era considerada a principal empresa aérea do Brasil. A falência da companhia, bem como os problemas administrativos, derrubaram o hotel da selva.
A acomodação conta com 520 apartamentos, spa, academia, quadra de esporte, restaurantes, duas piscinas grandes e dois espaços kids, um interno e outro externo, que ainda serão construídos.
O hotel fica situado em um ponto estratégico da cidade, a 14 km da Igreja de Nossa Senhora da Conceição e a 15 km do Mercado Municipal Adolpho Lisboa. O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes fica bem próximo da estrutura, localizado a 10 km do hotel.