*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Uma pesquisa publicada na revista “Current Biology” concluiu que os cães produzem lágrimas quando reencontram seus donos. O estudo foi divulgado nessa segunda-feira (22), após realizar experiências entre os pets e seus tutores.
Segundo os pesquisadores, após um período de cinco a sete horas de separação, a quantidade de lágrimas aumentou significativamente nos cães, depois de cinco minutos de reencontro com o dono. Isto está ligado a oxitocina, também conhecida como “hormônio do amor”.
Foram realizadas a medição da quantidade de lágrimas sob as pálpebras usando um teste comum, chamado Schirmer. Desse modo foi comparado um nível elevado de lágrimas, quando o cão se encontra com o dono ou com o seu espaço habitual.
“É possível que os cães que mostram olhos marejados durante as interações façam com que sejam mais cuidados”, disse o pesquisador Kikusui
Além disso, foram estudadas as questões funcionais dessas lágrimas. Então, os criadores escolheram as fotos de seus cães lhes davam mais vontade de cuidar dos animais, e nestas foram inseridas lágrimas artificiais, ordenadas significativamente mais acima.
O cientista Takefumi ainda ressaltou que essa caraterística está presente nos bebês. Sobre os cães, eles desenvolveram a habilidade para se comunicar com os donos. Os pesquisadores desejam se aprofundar sobre o estudo e descobrir o motivo de cachorros produzem lágrimas quando encontram outros cães.