*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O vereador Matheus Floriano (PSD), suplente do ex-policial e youtuber Gabriel Monteiro (PL), será empossado amanhã (23), na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A convocação de Matheus foi publicada na edição de hoje (22) do Diário Oficial da casa, após Gabriel ter seu mandato cassado na última quinta-feira (18).
O ex-policial militar foi privado de exercer o direito de ocupar o cargo público com 48 votos favoráveis e dois contrários. Na sua acusação consta ter relação sexual com uma menor de idade, sendo gravada em vídeo, quebra de decoro parlamentar por encenação com menor de idade em shopping, e agressão contra um morador de rua em uma encenação de roubo na região da Lapa, região boêmia do Rio de Janeiro.
De acordo com informações, a posse de Matheus Floriano acontecerá amanhã, às 16 horas, no plenário da Câmara Municipal. Ao longo do texto publicado, o motivo da convocação é pelo resultado do julgamento de Monteiro.
“em decorrência da perda do mandato do Senhor Vereador Gabriel Monteiro, por conduta incompatível com o decoro parlamentar, conforme Resolução nº 1.574, de 18 de agosto de 2022”, diz o texto.
Ademais, no Diário Oficial de hoje (22), a Câmara oficializou a desativação do gabinete de Gabriel e a realocação dos servidores que trabalhavam no local.
Testemunho sobre o caso de pedofilia
Na acusação, o ex-editor dos vídeos do vereador, identificado como Mateus Oliveira disse que a adolescente filmada fazendo sexo com o vereador Gabriel Monteiro era recebida na mansão do político, na Barra da Tijuca, e que seu ex-chefe sabia que teve relações sexuais com a menor menor de idade.
Ele ainda disse em depoimento outras adolescentes vestindo uniforme escolar na residência. O vereador, teria chegado a ir no colégio da adolescente e comentou com colegas da menina que era namorado dela:
“Um dia ,a gente estava passando por lá e ele viu a garota. A garota ficou até meio sem graça. E ele virou para os amiguinhos e falou “Aquela lá é minha namorada. Aquela lá é minha namorada”. (…) Ela até pediu desculpas, depois, por não ter falado com ele; porque não queria que os demais soubessem“, disse o ex-assessor.
A testemunha informou que Gabriel considerava que conquistar adolescentes era algo que obtinha por ser ‘’rico e bonito’’.