Search
booked.net
Search
Close this search box.

Depoimentos à CPI da Saúde serão retomados nesta sexta-feira

Os depoimentos colhidos são de testemunhas no caso da compra de respiradores pelo Governo do Amazonas em uma loja de vinhos

As oitivas da CPI da Saúde, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), serão retomadas nesta sexta-feira, dia 26, conforme foi acordado entre os membros durante reunião nesta quarta-feira, dia 24. Os depoimentos colhidos são de testemunhas no caso da compra de respiradores pelo Governo do Amazonas em uma loja de vinhos.

A comissão retoma os trabalhos após receber duas decisões favoráveis do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), por meio do desembargador Ari Jorge Moutinho, sobre ações impetradas por outros parlamentares.

“Estamos prontos e motivados para, após justa decisão judicial, dar continuidade ao trabalho técnico e isento feito até aqui. A população tem visto todos nossos esforços e transparência no sentido de investigar e divulgar o que de fato resultou no caos que vivemos hoje na saúde do Amazonas. Hoje já aprovamos dois requerimentos e confirmamos as datas para continuarmos a coleta de depoimentos”, afirmou o presidente da Comissão, deputado Delegado Péricles (PSL).

Foram confirmados os depoimentos para a próxima sexta (27) e segunda-feira (30). Entre eles o do ex-secretário de Saúde, Rodrigo Tobias de Souza, e do ex-secretário-executivo da Susam, João Paulo Marques dos Santos.

Na sexta-feira, às 10h, será a vez de João Paulo Marques dar explicações à CPI sobre a compra de 28 respiradores hospitalares pela Susam. Os aparelhos foram adquiridos no modelo errado, o que impediu que fossem usados no tratamento de pacientes com coronavírus.

Na semana passada, durante depoimento do servidor da Susam, Caio Faustino da Silva, ele afirmou que a ordem para comprar os respiradores partiu do ex-secretário-executivo da Susam, João Paulo Marques.

“Queremos ouvir as explicações do ex-secretário sobre os motivos de ele ter trocado o modelo dos respiradores, levando a Susam a comprar aparelhos errados”, explicou o relator da CPI, deputado Fausto Jr.

Na segunda-feira, às 10h, será a vez do ex-secretário-executivo adjunto da Susam, Perseverando Trindade Filho, dar explicações à CPI.

À tarde, a partir das 14h, será a vez do ex-secretário da Susam, Rodrigo Tobias de Souza, ser ouvido pela CPI. Ele chefiava a Susam quando a pandemia do coronavírus chegou ao Amazonas.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.