*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O boletim da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES) confirmou neste sábado (6), mais um caso da Monkeypox, conhecida como a infecção por varíola dos macacos, no estado do Amazonas. A doença teve o primeiro caso positivo na região no dia 27 de julho.
De acordo com a SES-AM, todos os infetados possuem histórico de viagem recente ou contato com pessoas não residentes no estado. Portanto, não existe ainda casos confirmados de transmissão no estado.
No Amazonas são 4 confirmados por laboratório, 3 suspeitos sendo investigados e 2 casos descartados por exame laboratoriais.
Sintomas da doença
Período de invasão é caracterizado por febre, dor de cabeça intensa, inchaço dos gânglios linfáticos, dor nas costas, dores musculares e falta de energia. Outras doenças podem parecer no começo com vírus, como o sarampo. Além disso, o período de contaminação dura entre 0 a 5 dias.
A erupção cutânea vale ser destacada pois se inicia, na maioria dos casos, nos primeiros 3 dias após o surgimento da febre. As feridas tendem a ser mais concentradas na face e extremidades do que no tronco. Somando a isso, a erupção afeta o rosto, as palmas das mãos e plantas dos pés, as mucosas orais, o ânus e as regiões genitais principalmente.