*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam), apontou que Dia dos Pais irá movimentar 64% das vendas no ano de 2022, em Manaus. A pesquisa foi realizada entre os dias 4 a 20 de julho e o levantamento escutou 307 consumidores, que disseram ter a intenção de comprar roupas, calçados e perfumes.
Os entrevistados da pesquisa foram os pais, questionados sobre o que desejam receber na data comemorativa. O Fecomércio realizou estudo com participantes de diferentes faixas etárias, em zonas distintas de Manaus, indagados sobre questões relacionadas ao o que comprar, quanto esperam gastar, a forma de pagamento, o local de compras, e os fatores para a escolha do presente.
O presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota, disse que a pesquisa fornece informações importantes para o fornecimento de produtos.
“Essa pesquisa visa mostrar aos empresários o comportamento do consumidor para o Dia dos Pais. Com as informações, os comerciantes poderão, nessa importante sazonalidade [período], oferecer descontos e promoções adequados às solicitações dos consumidores. Com esse alinhamento entre a demanda e a oferta, teremos um desempenho favorável neste Dia dos Pais 2022”, afirmou Frota.
Confira a os resultados do estudo:
Produtos mais pretendidos: Vestuário (30%), (25%) e Perfumes (10%), compõe com 64% das intenções em relação aos demais produtos. Almoço jantar, tem preferências de 14% dos pais.
Local de compras: Os shopping centers são locais preferidos para realizar as compras por 54% dos consumidores, seguidos pelo Centro da cidade (21%), Comércio de Bairro (14%), plataformas digitais (6%) e lojas de departamento (5%).
Forma de pagamento: Parcelamento no cartão de crédito tem 45% de pretensão dos entrevistados. Em segundo lugar o pagamento à vista no cartão de crédito (15%), sem seguida o (PIX 13%), Cartão de débito (13%), Crediário (8%) e dinheiro (6%).
Quanto gastar: Cerca de 47% do público pretende gastar de R$ 101,01 a R$ 200,00 com presentes na sazonalidade, e 34% acreditam que irão gastar de R$ 50,01 a R$ 100,00, já 81% dos entrevistados pretendem gastar de R$ 50,00 a R$ 200,00.
O que levam em consideração na compra: O preço, a qualidade dos produtos e as promoções são 77% do público. O frete grátis (8%), a localização (7%), a variedade de produtos (4%), atendimento (2%) e o estacionamento (2%) ocupam as demais posições.