Search
booked.net
Search
Close this search box.

Instagram cria ferramenta de vídeo para concorrer com TikTok no Brasil

A guerra bilionária das redes sociais pela adoração, tempo e intimidade do público ganha um novo capítulo. O Instagram lança nesta quarta, dia 24, uma das maiores inovações desde que o aplicativo foi criado, em outubro de 2010. Batizado de Reels, pacote com inúmeras possibilidades de edição de vídeo que faz o Stories parecer uma invenção da Idade da Pedra.

Os novos recursos são parecidíssimos com a dinâmica do TikTok. Não é uma coincidência: o objetivo do Instagram é justamente o de conter o avanço do aplicativo chinês adorado por crianças e adolescentes (no período de quarentena, a ferramenta ganhou ainda mais popularidade).

O Reels promete maior distribuição e alcance, hoje um calcanhar de aquiles do Instagram. Uma das principais queixas de usuários do app americano é o fato de ele restringir bastante o número de pessoas impactadas pela foto publicada no feed e Stories.

Ao criar o recurso do Stories em 2016, o Instagram tinha como objetivo brigar com o SnapChat. Deu certo. Resta ver se agora vai conseguir conter o avanço do TikTok.

O Reels vai reunir vídeos curtos e que tenham algum tipo de efeito ou de edição, com o potencial de se tornar viral em uma nova seção Top Reels do Explore. Assim como o TikTok, os usuários podem fazer trilhas sonoras de seus Reels com um enorme catálogo de músicas ou emprestar o áudio do vídeo de qualquer outra pessoa para criar um remix de seu meme ou piada.

Como vai funcionar?

Para criar, o processo é o mesmo que já acontecia com o Cenas: Existe uma funcionalidade específica para esse conteúdo na parte da câmera.

Veja quais são as ferramentas disponíveis para criar os Reels:

  • Áudio: é possível selecionar uma música ou um áudio que já existe na biblioteca do Instagram;
  • Velocidade: permite acelerar ou diminuir a velocidade dos quadros do vídeo;
  • Temporizador e contagem regressiva: permite ao usuário gravar com as mãos livres ou sincronizar a gravação com a música escolhida;
  • Filtros e efeitos do Instagram: os filtros que já existem na rede social, como tela verde, estarão disponíveis;
  • Ferramenta de edição: permite fazer cortes e adicionar novas cenas ao vídeo, com diferentes trechos, que podem ser ordenados. Também é possível revisar o trecho clicando na imagem, ou excluí-lo e gravá-lo novamente.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.