*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia
A poucos dias do prazo final, sete partidos políticos realizam suas convenções neste sábado (30/07) para oficializar suas chapas eleitorais. A federação PSDB-Cidadania lançará o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) e confirmar quem ocupará o posto de vice em sua chapa. Em federação com o PSol, a Rede Sustentabilidade oficializa amanhã sua chapa para a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal. O Partido dos Trabalhadores (PT) também possui encontro marcado com a militância para definir oficialmente seus candidatos, antes da convenção da federação Fé Brasil. Outras três legendas menores também se reúnem amanhã: Democracia Cristã (DC), Partido da Mulher Brasileira (PMB) e Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
Apesar de ter realizado convenção recentemente, a executiva nacional do PMB anulou o encontro que lançou Rozenha para a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A justificativa foi que o diretório amazonense teria utilizado o antigo estatuto do partido erroneamente para convocar os filiados. A nova reunião deverá resolver o problema e aparar arestas perante a Justiça Eleitoral. O encontro ocorrerá na sede do partido às 8 horas.
A Rede Sustentabilidade também se reúne para lançar oito candidatos à Aleam e três para a Câmara Federal, ainda com a possibilidade de uma quarta candidatura. Federada com o Partido Socialismo e Liberdade, a convenção conjunta das legendas de esquerda deve ocorrer em 04 de agosto.
O PTB, além de lançar sua chapa eleitoral, decidirá sobre o apoio do partido à reeleição do governador Wilson Lima (União). A legenda pretende oficializar 23 pré-candidatos para disputarem cadeiras de deputado estadual e deputado federal. O encontro ocorrerá na sede do partido às 10 horas.
No âmbito dos apoios políticos, o DC também irá oficializar seu apoio às candidaturas de Amazonino Mendes e Omar Aziz (PSD). A legenda cristã se reúne às 10 horas para lançar 25 candidatos à Aleam e à Câmara Federal.
Grandes encontros
Os maiores eventos partidários deste sábado ficam por contra do PT e da federação PSDB-Cidadania. O partido de centro-esquerda oficializa sua chapa eleitoral e decide sobre o apoio à candidatura do senador Eduardo Braga (MDB) ao governo e de Omar Aziz (PSD) ao Senado Federal.
Já a dupla de partidos lança o ex-governador Amazonino Mendes ao governo e o ex-prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) ao Senado Federal. O evento também lançará o vereador Amom Mandel para concorrer à Câmara Federal e, finalmente, decidirá sobre quem deve ocupar o posto de vice na chapa de Amazonino.