*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Partido dos Trabalhadores do Amazonas (PT-AM) e a Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PV e PCdoB, realizarão neste fim de semana as suas convenções, para homologação de chapas e alianças nas eleições deste ano. Na ocasião, deverão ser anunciados os palanques do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Amazonas. O petista deverá apoiar os nomes de Eduardo Braga (MDB) para o governo e Omar Aziz (PSD) para o Senado Federal.
A Convenção Estadual do PT-Amazonas será realizada a partir das 9h de sábado e da Federação Brasil da Esperança às 9h de domingo. Ambas ocorrerão no Sindicato dos Metalúrgicos, avenida Duque de Caxias, 950, no bairro Praça 14.
Conforme a Resolução Nº 23.457, de 15 de dezembro de 2015, a oficialização dos nomes dos pré-candidatos, neste momento, não permite que possam pedir voto. Isso só poderá ser feito a partir do dia 16 de agosto, início do período de propaganda eleitoral. Caso haja descumprimento, a multa pode variar entre R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 25.000,00 (vinte cinco mil reais).
Participação de Omar
O senador Omar Aziz (PSD-AM) confirmou presença nas duas convenções da esquerda neste fim de semana. Os laços estreitados entre o senador Omar e o PT vão além do apoio do ex-presidente Lula à reeleição de Omar ao Senado e também refletem na escolha da suplente do parlamentar.
“Minha suplente é a vereadora Cheila Moreira, de Itacoatiara, e isso faz com que tenhamos um palanque forte para o presidente Lula. Tenho uma relação histórica com todos eles (do PT e do PCdoB), até porque eu venho do movimento estudantil, da luta pela redemocratização do País”, comenta Omar.
Para a vereadora Cheila Moreira, ter o seu nome confirmado como primeira suplente de Omar Aziz no Senado valida todo um trabalho realizado na sua vida política.
“Significa inserir Itacoatiara no cenário nacional, de forma que o interior do Estado do Amazonas se sinta representado. É contribuir para que números expressivos de projetos de interesse do Amazonas sejam aprovados. É lutar pela garantia das atividades da Zona Franca de Manaus, bem como pelo desenvolvimento do Amazonas como um todo”, declarou Moreira.
O presidente do PT-AM e da Federação Brasil da Esperança, o deputado estadual Sinésio Campos, destacou a importância dos membros e apoiadores do partido participarem ativamente deste momento decisivo para as próximas eleições.
“Cada pré-candidato e pré-candidata tem uma missão revolucionária, posto que precisamos defender essa chapa liderada pelo presidente Lula. Temos visto que o atual governo ataca, constantemente, a Zona Franca de Manaus, os povos originários da Amazônia e a nossa floresta. Queremos avançar e, por isso, temos que continuar lutando”, reforça Campos.
Possível tensão
A convenção, contudo, não deve ser inteiramente tranquila. O nome de Eduardo Braga não é unanimidade dentro do PT amazonense, fato que já foi expressado pelo vereador Sassá da Construção Civil, pré-candidato a deputado federal. Ex-ministro de Minas e Energia do governo Dilma Rousseff, Braga votou a favor do impeachment da então presidente após o desembarque do MDB do governo em 2016, quando ainda atendia pelo nome de PMDB.
Contudo, a articulação do emedebista dentro do partido para apoiar Lula ainda no primeiro turno pesa a seu favor. O ex-presidente já declarou apoio à candidatura de Braga ao governo do Amazonas e deverá manter sua posição mesmo com a oficialização de Simone Tebet à presidência da República pelo MDB.