Search
booked.net

Contrariando Braga e outros diretórios, MDB oficializa candidatura de Simone Tebet à Presidência da República

Foto: Divulgação
*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) oficializou a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência da República durante encontro on-line nesta quarta-feira (27/07). O nome de Tebet contraria uma ala do partido, da qual faz parte o senador Eduardo Braga (MDB-AM), que deseja apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já no primeiro turno das eleições. Em quinto lugar e oscilando entre 1% e 4% das intenções de voto, Tebet ainda não possui vice definido.

A convenção virtual escolheu Tebet por uma maioria acachapante: 262 votos a favor e 9 votos contra sua candidatura. Emedebistas contrários à candidatura da senadora tentaram impedir a convenção judicialmente. Hugo Wanderley Caju, do diretório de Alagoas, presidido pelo senador Renan Calheiros, notório aliado de Lula, entrou com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a suspensão do evento. A ação foi negada pelo ministro Edson Fachin.

Ao ser escolhida, Tebet afirmou que estar pronta para “ser a voz do MDB, PSDB e Cidadania“, partidos membros do grupo de terceira via denominado Centro Democrático.

“Tenho convicção que o Brasil nunca precisou tanto deste partido histórico [como agora]. Será o nosso amor que estará destruindo este ódio, será o amor que vai unificar o Brasil”, disse a senadora.

A escolha foi apoiada pelos presidentes do Cidadania, Roberto Freire, e do PSDB, Bruno Araújo. Os dois discursaram brevemente parabenizando a senadora Simone Tebet. A convenção nacional da federação PSDB-Cidadania chancelou o apoio das duas legendas ao nome da parlamentar sul-mato-grossense. Contudo, o vice ainda não foi decidido.

Até pouco tempo atrás, o nome do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) estava quase certo, mas problemas regionais na política cearense podem afastá-lo da decisão final. Outro possível nome para ocupar o posto de vice é o da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), formando uma chapa composta inteiramente por mulheres. Não seria a primeira chapa feminina das eleições, pois a candidata do PSTU, Vera Lúcia, terá a indígena Kunã Yporã, conhecida como Raquel Tremembé, como vice em sua chapa.

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, declarou a imprensa que o nome do vice será decidido o mais rápido possível. Segundo o TSE, os partidos políticos tem até o dia 15 de agosto para registrarem oficialmente suas chapas eleitorais.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.