*Da Redação Dia a Dia Notícia
Nesta segunda-feira (25), o prefeito de Manaus, David Almeida, fez a entrega simbólica de uma placa comemorativa para a 100ª mil família beneficiada pelo Tarifa Manauara, onde destacou o sucesso do projeto que alcançou o topo do ranking da tarifa social no país, beneficiando, aproximadamente, 500 mil pessoas.
A Tarifa Manauara é um programa que concede 50% no pagamento das faturas de água e esgoto, garantindo economia para as famílias em situação de vulnerabilidade econômica da capital amazonense.
“Estamos comemorando o cadastro de 100 mil famílias na Tarifa Social, aproximadamente 500 mil pessoas, em Manaus, são contempladas com esse benefício. É uma parceria da Prefeitura de Manaus com a Águas de Manaus. Temos que comemorar um dos maiores índices de tarifa social do Brasil alcançado pela prefeitura. Esse foi um desafio que lancei para a empresa no começo da minha gestão e chegamos a essa marca de 100 mil famílias alcançadas na cidade de Manaus, praticamente 1/4 da cidade contemplada com a Tarifa Social. É uma expansão que a empresa está fazendo na sua rede e as pessoas passam a ter água em casa e condições de fazer os pagamentos”, declarou o prefeito.
A marca histórica da Tarifa Manauara foi fruto de uma iniciativa que culminou na formação de um comitê envolvendo a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e a Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (UGPM-Água) que promoveu ações, como mutirões de cadastros.
Show de bola
Na ocasião, o prefeito David Almeida entregou a placa comemorativa à dona de casa Ana Caroline, 29, que há seis anos mora na comunidade Coliseu 2, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, com seus dois filhos. Ela ressaltou que a chegada do serviço irá garantir uma melhor qualidade de vida para sua família.
“Para mim, foi show de bola, foi maravilhoso receber essa notícia que vou ter água em casa. Acabou esse perrengue de ter que ir e voltar lá de baixo para tomar banho na cacimba. Agora, vou ter água dentro de casa, na torneira do meu banheiro. Só tenho a agradecer a todos os envolvidos. É uma nova realidade”, afirmou Ana.
A titular da Semasc, Jane Mara Moraes, citou que o objetivo da gestão municipal é continuar aumentando o número de famílias beneficiadas pelo programa. Ela explicou que o cadastro pode ser realizado nos mutirões organizados pela prefeitura ou em qualquer um dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) espalhados pela cidade.
“Essa marca é um reconhecimento de que precisamos continuar trabalhando por essa população mais vulnerável. Esse é só o começo. Todas as famílias que foram inseridas no Cadastro Único, que atualizaram os dados e apresentaram critérios para serem inseridas na redução da tarifa, serão beneficiadas sim. Nós completamos, no último sábado, o 11º mutirão. Então, com certeza esse número irá aumentar. Além disso, todos os dias os interessados podem procurar os nossos Cras para realizar o cadastro no sistema”, salientou a secretária.