*Victória Cavalcante – Dia a Dia Notícia
Um homem, que não teve a identidade divulgada, é o novo paciente que apresenta sintomas da varíola dos macacos (monkeypox), no Amazonas, de acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
De acordo com a FVS, o homem mora em Manaus, tem idade entre 20 e 30 anos, e esteve em Portugal. O Amazonas não tem nenhum caso confirmado da doença.
Ainda conforme o órgão, o paciente começou a apresentar sintomas como febre, aumento dos linfonodos do pescoço, dor de cabeça, sensação de fraqueza e falta de energia, dor muscular e, posteriormente, erupção cutânea, no dia 7 de julho, e pode ser o primeiro caso de monkeypox do estado.
O homem chegou a tomar remédios em Portugal, mas não melhorou e voltou a Manaus, compareceu à Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), onde, após avaliação de equipe médica, foi notificado como suspeita de varíola dos macacos.
O paciente está em um quadro clínico considerado estável, e segue em isolamento domiciliar. Ele passou por exames no Laboratório Distrital da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus e encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), e em breve será divulgado se o caso está confirmado ou descartado.