*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) descartaram o caso suspeito de varíola dos macacos (monkeypox) na cidade de Manaus. A informação foi confirmada pela diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, em suas redes sociais. A diretora parabenizou a Fiocruz Amazônia e sua equipe pela parceria na investigação do caso.
Os órgãos estaduais emitiram nota sobre o caso suspeito notificado no início do mês pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). Segundo o informe, o Instituto Lêonidas e Maria Deane (ILMD), da Fiocruz Amazônia, realizou três testes PCR em tempo real na última quarta-feira (06/07) e o resultado foi “não detectável” para todos os alvos do vírus.
“Sendo assim, informamos que o único caso suspeito de monkeypox no estado do Amazonas foi descartado por esta Fundação, que aguarda resultado da segunda amostra encaminhada para o Lacen/Funed – MG. Salientamos que todo caso suspeito de monkeypox deve ser notificado ao Cievs Estadual através do email [email protected], e deve permanecer em isolamento até o desaparecimento das lesões, conforme Nota Técnica nº 017/SES-AM – FVS-RCP – SEMSA Manaus”, diz a nota.