Na próxima terça-feira, dia 21 de junho, começa oficialmente o inverno no Brasil e os destinos para aproveitar esse período já estão literalmente “bombando” de turistas.
Então, vamos falar sobre Campos do Jordão, a nossa “Suíça Brasileira”, no interior de São Paulo, cidade que amo e sempre que tenho oportunidade estou por lá! Aliás, teve recorde de visitantes no feriado de Corpus Christi e a previsão é receber ainda mais nos próximos dias.
Créditos: @tarundu
O bom de Campos é que tem atrativos para todas as idades. Para os pequenos, tem o famoso Tarundu que possui vários brinquedos, minigolfe, tirolesa, boia cross, arvorismo, cavalos e até disponibiliza um passeio de balão para os mais corajosos. Tem ainda o Parque da Floresta Encantada com várias casinhas temáticas, como a casa da bruxa e a casa do coelho. Para quem gosta de proporcionar aos pequenos o contato direto com a natureza, tem a Fazendinha Toriba com horta orgânica, lago, espaço para piquenique, minianimais, redário e playground.
Os apaixonados por jardins e belas paisagens encontram em Campos do Jordão locais incríveis como o Bosque do Silêncio, com passarelas de madeiras entre a floresta. A Ducha de Prata, parada tradicional na cidade com cachoeiras artificiais, lojinhas e passarelas que rendem fotos lindas. O Museu Felícia Leirner com diversas obras de artes espalhadas pelo seu jardim. São esculturas feitas em cimento, bronze e granito.
Créditos: @amantikir
Outro local que vale uma visita com toda a família é o Parque Amantikir, um espaço sensacional com jardins, um labirinto feito de plantas e ainda uma vista especial para as montanhas da região. Tem ainda o Horto Florestal que possui trilhas, corredeiras, plantas diversas, restaurantes e cantinhos especiais para fazer piquenique.
Fazenda Prana
Já os apaixonados pelas alturas não podem deixar de colocar no roteiro os inúmeros mirantes de Campos do Jordão, considerada a cidade mais alta do país. Recentemente, eu conheci a Fazenda Prana, um lugar sensacional com restaurante e espaços “Instagramáveis”. A minha dica para lá é assistir ao pôr do sol, tomando um bom vinho para aquecer, sentando entre os bancos que ficam no alto da montanha.
Logo após o Prana, tem o Pico do Itapeva que garante uma visão inesquecível da Serra da Mantiqueira e das cidades do Vale do Paraíba. Tem ainda o Parque do Itapeva, que você paga um valor especial para conhecer todos os atrativos como o lindo jardim de lavandas francesas, um mirante e um castelinho onde é servido café regional.
Créditos: @parquedacerveja
Os amantes de uma boa cerveja artesanal também encontram em Campos do Jordão locais especiais como o Parque da Cerveja, que é um dos locais mais lindos que já fui na vida. É onde fica a fábrica da Cerveja Campos do Jordão, aberta para visitação, tem a Escola da Cerveja e ainda um parque maravilhoso com mirante, trilhas e espaços para fazer piqueniques e degustação de charutos.
Créditos: @cervejariabadenbaden
Tem também a mini cervejaria dos Caras de Malte, onde é possível fazer degustação e ainda harmonizar com pratos deliciosos. E, claro, é em Campos que fica a tradicional cervejaria Baden Baden, tanto a fábrica quanto o seu restaurante, que é um dos mais movimentados do Parque Capivari, onde fica localizado o centrinho turístico da cidade.
Aliás, é no famoso Capivari que tudo acontece! É onde ficam os principais bares, restaurantes, lojas de chocolates, lojinhas de produtos diversos, principalmente, de roupas e acessórios para enfrentar o frio, além dos hotéis mais famosos. Só um passeio por lá já vale a ida para Campos.
Créditos: @parquecapivari
Bem recentemente, a prefeitura da cidade também inaugurou um espaço muito bacana com anfiteatro a céu aberto, museu, lojinhas, roda-gigante, passeio de trenzinho, lago com pedalinhos e onde também fica o tradicional teleférico de Campos, que permite você chegar no alto do Morro do Elefante, garantindo uma vista sensacional para o Parque Capivari.
Créditos: @parquecapivari
Ufaaaaaa!!! São muitos atrativos, não é mesmo?! E olha que não falei sobre o tradicional passeio do Trem de Maria Fumaça, dos prédios com arquitetura no estilo europeu, dos circuitos gastronômicos, com restaurantes servindo o fondue típico das montanhas, e nem das baladas, festas e do festival de música que lotam a cidade no inverno.
Então, aproveita que a época do friozinho está chegando e coloque Campos do Jordão no roteiro da sua viagem para curtir momentos especiais, seja a dois, com a família ou com os amigos. E se quiser mais dicas, é só me chamar!!!!
Por Emanuelle Araújo
Jornalista, especialista em Ciência Política e em Ensino Superior, com 20 anos de carreira, atuando em veículos de comunicação, assessoria de imprensa e redes sociais. É apaixonada por viagens e pela Amazônia, e há 8 anos já foi responsável pelas redes sociais de mais de 70 hotéis espalhados pelo Brasil, sempre dando dicas de turismo e destacando destinos incríveis. Na coluna “Turismo do Dia”, ela mostra informações especiais para quem não dispensa alguns dias de folga, se divertindo e conhecendo novos destinos. Boa leitura!