*Victória Cavalcante – Portal Dia a Dia Notícia
A Prefeitura de Presidente Figueiredo (a 126 quilômetros de Manaus) esclareceu por meio de nota enviada ao Dia a Dia Notícia, que as obras de recapeamento no município devem ser retomadas no dia 01 de junho. No último dia 23 de maio, o portal noticiou que os moradores da cidade vão realizar neste sábado, dia 28, uma manifestação reivindicando asfaltamento, melhorias de infraestrutura e mais transparência das contas públicas.
De acordo com a prefeitura, as obras iniciaram em fevereiro de 2022, entretanto, as empresas vencedoras dos processos licitatórios alegaram enfrentarem dificuldades na execução das obras, tendo interrupções nos serviços por conta do inverno amazônico, cauterizado pelas fortes chuvas que atingem o Amazonas.
Por meio de sua assessoria, a prefeita Patrícia Lopes Miranda (União Brasil) informou que as empresas contratadas foram notificadas a apresentarem um novo cronograma para a retomada das obras. Veja a nota:
“A Empresa MS, responsável pelo recapeamento, acessibilidade e sinalizações horizontal e vertical, da sede do município, por meio de convênio com a Caixa Econômica Federal, e também, do contrato de pavimentação de 940 metros do Ramal do Urubui, fruto de convênio com o projeto Calha Norte, já apresentou novo cronograma, que será iniciando no próximo dia 01 de junho. A empresa já está concluindo a instalação das usinas de asfalto no município, que fornecerão a matéria-prima para realização dos serviços.
“A Empresa Infra, também responsável por dois contratos, um de convênio com o governo do Estado, que que prevê a pavimentação das áreas mais críticas, e outro contrato, executado com recursos próprios da prefeitura de Presidente Figueiredo, que compreende a serviços de drenagem e tapa buracos, deve apresentar o novo cronograma, ainda esta semana.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Semisp), já definiu as etapas de trabalho que ambas deverão cumprir, levando em conta as condições mais críticas previstas nos planos de trabalho que nortearam os projetos.
É importante ressaltar, que independente desses contratos, a prefeitura de Presidente Figueiredo, a cada trégua das chuvas, tem atuado, em condição emergencial, nos bairros do Galo da Serra I e II, para atenuar os problemas mais críticos.
Atualmente, cerca de 10 equipes de trabalho estão distribuídas na zona rural e sede do município executando serviços de melhoria de calçadas, meio fio, tapa buracos, colheita de entulhos e iluminação pública”, diz a nota.
A prefeitura informou ainda que está investindo R$ 2,5 milhões na revitalização da Praça da Cultura do Município de Presidente Figueiredo, que é um espaço público inaugurado há quase 20 anos, que nunca passou por reforma ou revitalização, com o objetivo de “receber eventos culturais, apresentações artísticas, é o principal ponto de lazer, entretenimento, serviços de beleza e alimentação fora de casa, do município de Presidente Figueiredo, tanto para os moradores quanto para os turistas que visitam a cidade, especialmente, no final de semana”, garantido renda e geração de empregos no município.
A manifestação que espera receber mais de mil habitantes de Presidente Figueiredo e deve acontecer por volta das 15h, deste sábado, com concentração no Galo da Serra 2.
Veja mais em: