*Da Redação Dia a Dia Notícia
As cúpulas do PSDB, MDB e Cidadania decidiram indicar a senadora Simone Tebet (MDB-MS) como candidata de consenso da terceira via para a presidência da República. A decisão oficial deve ser anunciada na próxima semana, após o nome da parlamentar ser aprovado pelas executivas nacionais dos partidos.
A informação foi confirmada por colunistas do Metrópoles e Valor Econômico. Segundo os veículos, os presidentes do PSDB, Bruno Araújo, do MDB, Baleia Rossi e do Cidadania, Roberto Freire, chegaram ao consenso de que Tebet é a candidata única para se opor à polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ao Valor, Freire ressaltou que a escolha final não é dele, “nem do Bruno, nem do Baleia. Vamos levar essa nossa decisão, cada uma ao seu partido”. Segundo fontes, Tebet foi escolhida por ter menos rejeição e resistência a seu nome do que o ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB). O fato de ser mulher também pesou na decisão, pois a senadora seria capaz de atrair o eleitorado feminino, onde Lula é forte e Bolsonaro é fraco.
As executivas nacionais devem se reunir até a próxima terça-feira para decidir se concordam com a escolha de seus presidentes.
Temor no ninho tucano
Nos últimos dias, Doria tem demonstrado que não abriria mão facilmente de sua candidatura. Além dele, um grupo liderado pelo deputado Aécio Neves (PSDB-MG) se opõe a uma aliança com o MDB. Os membros da ala temem que o partido rife Simone Tebet para apoiar Lula ainda no primeiro turno
O petista recentemente reuniu-se com caciques no MDB na casa do ex-senador Eunício Oliveira (MDB-CE), na tentativa de angariar o apoio do MDB. Lula também tem articulado o apoio do PSD no primeiro turno, mas somente dois diretórios declararam que estarão ao lado de Lula. Um deles é o do Amazonas, presidido pelo senador Omar Aziz.
Aécio também não é a favor da candidatura de Doria. Nas prévias, trabalhou pela candidatura do ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. O parlamentar também apoia o nome do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) para compor a chapa da terceira via.