*Da Redação Dia a Dia Notícia
Entre os meses de janeiro a fevereiro deste ano, mais de cinco mil roubos foram registrados em Manaus, havendo um aumento de 15,2% de crimes desta natureza. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). No mês de janeiro foram registrados 2.737 roubos e em fevereiro foram 2.351.
No ano de 2021, nos dois primeiros meses do ano foram registrados 4.414 crimes desta natureza. Já em 2022, o primeiro bimestre do ano obteve 5.088 ocorrências de roubo na cidade.
Dentre os crimes que apresentaram os maiores índices no início de 2022, estão roubo a pedestres com 3.684 ocorrências. Roubo de passageiros em ônibus coletivo também apresentou um alto índice, com 514 ocorrências. Roubos de carro também obtiveram um grande número de ocorrências, com 297 registros.
Em muitos casos, os criminosos fazem uso de violência física para intimidar as vítimas. Em casos mais extremos, o crime acaba se configurando como latrocínio que é o roubo seguido de morte. Até o mês de fevereiro, foram registrados sete latrocínios na capital.
Do total de registros, cerca de 40% foram realizados pelas vítimas por meio da delegacia virtual.