Search
booked.net
Search
Close this search box.

Cerca de 41% das pessoas tiveram diminuição de renda durante a pandemia na região Norte

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Durante a pandemia de Covid-19, cerca de 41% das pessoas da região Norte tiveram diminuição de renda, aponta a pesquisa “Pandemia e os Impactos Financeiros”, realizada pelo Serasa em parceira com o Instituto Opinion Box. O estudo mostra que a vida financeira dos brasileiros mudou após dois anos de enfrentamento da Covid-19.

O levantamento da Serasa e Opinion Box é a consolidação de um estudo comparativo entre os resultados obtidos em fevereiro de 2021, quando a pandemia completou um ano, e fevereiro de 2022, após dois anos da chegada da Covid-19 ao Brasil.

Na região Norte, além da diminuição de renda, 35% não tiveram alteração e 24% obtiveram aumento na renda. Em relação ao aumento de despesas, 62% afirmaram possuir mais despesas.

Já em relação ao pagamento de contas em dia, apenas 38% dos nortistas realizam o pagamento de contas em dia e 39% realizam o pagamento de alguma conta dentro da data de vencimento e outras com atraso.

Comparado com os números nacionais, a região Norte apresenta um percentual menor de pagamento em dia, sendo prioridade o aluguel (84%), plano de saúde (78%), financiamento de carro ou casa (76%), serviços de assinaturas como Netflix e Amazon (75%), empréstimos com instituições financeiras (75%) e seguros (71%).

Impactos emocionais

Ao longo de dois anos de pandemia, as questões psicológicas impactaram a vida da população, graças aos reflexos com as preocupações econômicas.A pesquisa constatou que 74% dos entrevistados do Norte tiveram pensamentos negativos devido a uma situação financeira complicada, 71% sofreram crise de ansiedade pelo excesso de preocupações com dinheiro e 69% relataram estar com problemas de concentração para realizar tarefas diárias.

Os indicadores das principais preocupações dos nortistas mostram que 38% se preocupam mais com a felicidade, 35% com a vida profissional e 33% com os relacionamentos familiares e amorosos.

A pesquisa constatou que 67% declararam estar com problemas de concentração para realizar tarefas diárias, 65% tiveram pensamentos negativos devido a uma situação financeira complicada e 65% sofreram crise de ansiedade pelo excesso de preocupações com dinheiro.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.