*Da Redação Dia a Dia Notícia
O senador amazonense Eduardo Braga (MDB) deve se encontrar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira (11/04), em Brasília. Os dois estarão juntos em um jantar na casa do ex-senador Eunício Oliveira (MDB) com lideranças tradicionais do partido. O petista e os emedebistas devem tratar das eleições de 2022.
Apesar do Movimento Democrático Brasileiro ter como pré-candidata a senadora Simone Tebet, muitos políticos mais antigos do partido tem articulado o apoio da legenda a Lula nas eleições. Entre eles estão o próprio Eunício, ex-presidente do Senado Federal, e o senador Renan Calheiros (MDB-AL), articulador do encontro. A ideia é que a velha guarda do MDB pressione o partido a desistir da candidatura de Simone Tebet.
Terceira via: Eduardo Leite sinaliza que pode ser vice-presidente na chapa da senadora Simone Tebet
MDB oficializa candidatura da senadora Simone Tebet à presidência da República
Partidos da terceira via prometem anunciar candidato único em maio
Outros líderes tradicionais do MDB que devem participar são os senadores Jader Barbalho (PA) e Veneziado Vital do Rêgo (PB), além dos ex-senadores Romero Jucá (RR), Edison Lobão (MA) e Roseana Sarney (MA).
Esta será a segunda vez que Lula se encontra com os políticos antigos do MDB, novamente na casa de Eunício Oliveira. Em outubro de 2021, o petista havia se reunido com vários parlamentares favoráveis ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Na ocasião, foi acompanhado da presidente do Partido dos Trabalhadores, Glesi Hoffman, do senador paraense Paulo Rocha, do deputado federal José Guimarães (CE) e, por fim, do ex-ministro Luiz Dulci.
Atualmente senador, Eduardo Braga teve uma boa relação com os governos petistas durante sua gestão como governador do Amazonas, entre os anos de 2003 e 2010. O período é o mesmo da presidência de Lula. Durante a era Dilma Rousseff, foi líder do governo no Senado Federal e ministro de Minas e Energia até o desembarque do MDB, à época chamado de PMDB, e o consequente impeachment da presidente.