Search
booked.net
Search
Close this search box.

Procura por título de eleitor entre jovens cresceu 45% em um mês, diz TSE

Dados do TSE mostram que quase dobrou o número de novos títulos concedidos a adolescentes entre 15 a 17 anos
*Da Redação Dia a Dia Notícia

O alistamento realizado pela Justiça Eleitoral no mês de março registrou um salto de 45,63%, quando comparado a fevereiro, entre adolescentes de 15 a 17 anos. O voto para esta faixa etária é facultativo. Os jovens com 15 anos, para poder exercer o direito ao voto, devem completar 16 até o dia do primeiro turno da eleição, neste ano, 2 de outubro. Os números do último mês foram divulgados na sessão plenária desta terça-feira (05/04) pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin.

Ao todo, entre os jovens com 15 a 17 anos, o número de novos títulos passou de 199.667 em fevereiro para a marca de 290.783 em março, crescimento superior a 45%. Chama a atenção o aumento da procura pelo documento entre aqueles com apenas 15 anos. Em março, foram emitidos 23.185 novos títulos para esses adolescentes, contra 12.297 documentos feitos em fevereiro, um incremento de 88,5%.

Por ‘alinhamento político’, Wilson Lima declara apoio à reeleição de Bolsonaro
PSB oficializa indicação de Geraldo Alckmin para vice de Lula nas eleições

Campanha de artistas

Ao longo do mês de março, artistas nacionais e internacionais inciaram uma campanha nas redes sociais para incnetivar os jovens a tirarem seus títulos ou regularizarem sua situação eleitoral. Entre eles, o humorista Whindersson Nunes, a ex-BBB Juliette Freire, e os cantores Zeca Pagodinho, Anitta e Luísa Sonza. Até mesmo o ator Mark Ruffalo, o Hulk da franquia Os Vingadores entrou na iniciativa. A faixa etária de jovens é a que mais desaprova o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os cidadãos possuem até o dia 04 de maio para tirar seu primeiro título ou regularizar sua situação eleitoral. Serviços como emissão da primeira via do título (alistamento), mudança de município (transferência), alteração de dados pessoais, mudança do local de votação por justificada necessidade de facilitação de mobilidade e revisão para a regularização de inscrição cancelada podem ser feitos, remotamente, por meio do sistema Título Net.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.