*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia
Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) finalmente decidiram pelo retorno das sessões inteiramente presenciais na casa legislativa. Os parlamentares aprovaram um requerimento do vereador Caio André (PSC), que pedia o fim das sessões híbridas do legilstativo municipal.
Em sua justificativa, o vereador considerou os decretos do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus, os quais desobrigam o uso de máscaras em ambientes fechados. Em virtude disso, Caio André afirmou ser “desnecessária a continuidade de reuniões no formato híbrido”.
O requerimento foi votado e aprovado pelos vereadores na sessão desta quinta-feira (30). O líder da prefeitura na casa, vereador Marcelo Serafim (PSB), fez questão de destacar o nome de Caio André como autor da proposta, para que “não apareça outro pai da criança”.
Caio André, por sua vez, agradeceu aos colegas que assinaram seu requerimento. O parlamentar destacou a relutância em encerrar as sessões híbridas devido à crise de saúde pública. Contudo, com o controle da pandemia, Caio afirmou que não havia “momento mais propício para que nós pudéssemos retornar à normalidade”.
Em seguida, o vereador Rodrigo Guedes (PSC) também parabenizou Caio André e outros vereadores que vinham cobrando o fim das sessões híbridas há algum tempo. Rodrigo citou a vereadora Glória Carrate (PL), que cobrou o fim das sessões híbridas “ainda em maio de 2021”, e o vereador Sassá da Construção Civil (PT).
“Isso é uma construção, como o próprio vereador [Caio André] falou, coletiva. Eu particularmente cobrei inúmeras vezes [o fim das sessões híbridas]. Até porque estive, todas as vezes, de forma presencial”, afirmou Rodrigo.