*Da Redação Dia a Dia Notícia
O prefeito de Manaus David Almeida (Avante) sinalizou novamente seu apoio à reeleição do governador Wilson Lima (União) no pleito de outubro deste ano. Os dois estiveram juntos nesta segunda-feria (28/03) durante ação do programa Manaus+Agro nos ramais do Pau Rosa e Cooperativa, no km 21 da BR-174.
Por meio de um termo de cooperação, o governo estadual e a prefeitura firmaram o compromisso de ceder recursos humanos e insumos, como ração, para realização de assistência e capacitação técnicas dos agricultores familiares e apoio com fomento às cadeias de piscicultura, olericultura, fruticultura e produção animal dos pólos rurais do município.
“Esse termo de cooperação assinado hoje vai garantir mais técnicos na Semacc (Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal), vai garantir mais orientação técnica, mais projeto para captação de recursos via Afeam e com isso o desenvolvimento dos produtores. Quem ganha também é o consumidor de Manaus, que vai poder consumir um produto fresco e de qualidade”, afirmou o titular da Sepror, Petrúcio Magalhães.
David Almeida enfatizou a parceria com o governo para levar os produtos das comunidades rurais para feiras e mercados de Manaus. Wilson Lima por sua vez, refirmou o trabalho conjunto com a prefeitura de Manaus no resgate da “dignidade desse povo, que passou tanto tempo esquecido”.
Os insumos serão distribuídos para cerca de 100 produtores cadastrados pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc). O governador fez questão de ressaltar que a ração foi adquirida através de emendas parlamentares dos vereadores Joelson Silva (Patriota), Marcelo Serafim (Avante), Samuel Costa (PL) e dos ex-vereadores Amauri Colares (Republicanos), Elias Emanuel (PSDB), Fred Mota (Republicanos) e Mauro Teixeira (PMN).
Aliança eleitoral
Na ação conjunta, David Almeida ressaltou o alinhamento com o governador Wilson Lima. O prefeito de Manaus afirmou que não irá brigar “com alguém que quer ajudar minha cidade. Recebi na semana passada candidatos e vou para o diálogo com todos aqueles que queiram ajudar a cidade de Manaus”. O chefe do executivo municipal afirmou que muitas vezes foi provocado a se candidatar ao cargo de governador.
“Muitos me procuraram, governador [Wilson Lima]. ‘Você tem que sair candidato a governador. Toda semana uma pesquisa e uma proposta diferente’. [Mas] eu tenho compromisso com a minha cidade. [Mas] eu tenho compromisso com a minha cidade. Eu quero poder ajudar quem está ajudando Manaus. E quem estendeu as mãos para Manaus foi o governador Wilson Lima”, afirmou David.
Sem citar nomes, Wilson Lima lembrou uma ação do governo de Eduardo Braga (MDB), que comprou todos os estoques de asfalto disponíveis e impediu melhorias em Manaus, a fim de prejudicar o então prefeito e adversário, Serafim Corrêa (PSB). Lima classificou o ato como “insensível”.
Após as ações, os dois tomaram café juntos no ramal, em clima de descontração.